Resumo da prova presencial 4.1 uniseb interativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
4.1

1) Educação Formal?
.Educação desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente definidos.
. O educador é o professor.
. Permanência de espaços normatizados, com regras previamente definidas.

2) Educação Informal?
.A aprendizagemocorre nos mais diferentes espaços de socialização, como na família, no clube e em grupos de amigos, por exemplo.
.Agentes educadores: familiares,amigos, meios de comunicação de massa.
. Não há intencionalidade, pois ela ocorre em ambientes espontâneos.

3) Educação não-formal?
.Educação que se aprende “no mundo da vida”, especialmente em espaços de ações coletivas.
. O Educador é o “outro”, aquele com quem interagimos.
.Os ambientes e as situações interativas são construídos d modo coletivo.
. Intencionalidade no ato de participar,deaprender, de trocar saberes. (GOH, 2006)




4) O Planejamento
Resp 1- É um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.
Resp 2-Constitui-se em um processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, sempre apresentando o intuito de melhorar o funcionamento dasatividades desenvolvidas em instituições, bem como em outras atividades humanas em geral.
5) Ato de Planejar
Refere-se ao processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação envolvendo o processo de previsão de necessidades e racionalização dos meios materiais e dos recursos humanos disponíveis. Estipula prazos e etapas com intuito de concretizar os objetivos. Para tanto, utiliza-se os resultadosdas avaliações que aprendem a realidade local. (PADILHA, 2001)

6) Planejamento e Avaliação
São ações complementares. Para obtermos o sucesso das ações planejadas, é necessário que haja uma constante avaliação do percurso de tais ações.

7) )Plano
Não pode se constituir em um documento rígido. Sua função maior deve ser o de orientar e não de determinar a prática.



8) As formas deorganização do sistema
Incluindo suas diretrizes curriculares e políticas, carregam significados sociais e políticos que influem nas ideias e nas atitudes de professores e alunos quanto nas práticas pedagógicas e organizacionais.

9) Há diferentes níveis de Plano, e todos variam de acordo com a esfera em que são construídos:

a) Plano Nacional de educação-Trata-se de um documento em que “sereflete toda a política educacional de um povo, inserido no contexto histórico, que é desenvolvida a longo, médio ou curto prazo”.(MEEGOLLA;SANT’ANNA,1993, p.48)

b) Plano Escolar-documento em que são registrados os resultados do planejamento da educação escolar. “É o documento mais global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações do projeto pedagógico da escola com osplanos de ensino propriamente ditos”. (Libâneo, 1993, p.225)

c) Plano de Curso-É a organização de um conjunto de matérias que vão ser ensinadas e desenvolvidas em uma instituição educacional durante o período de duração de um curso. Segundo Vasconcellos (1995, p. 117), esse tipo de plano é a “sistematização da proposta geral de trabalho do professor naquela determinada disciplina ou área deestudo, numa dada realidade”.


d) Plano de Ensino- Trata-se “do plano de disciplinas, de unidades e experiências propostas pela escola, professores, alunos ou pela comunidade”. Situa-se no nível bem mais específico e concreto em relação aos outros planos, pois define e operacionaliza toda a ação escolar existente no plano curricular da escola. (SANT’ANNA, 1993, P.49)

10) PlanejamentoParticipativo?
É uma proposta diferenciada em meio ás possíveis alternativas na área do planejamento, totalmente condizente com a política de gestão democrática.

11) Gestão Democrática
Conforme Veiga(2002), a construção da escola democrática, pública e gratuita implica na construção de um projeto político-pedagógico norteado por princípios como: igualdade, qualidade, gestão democrática, valorização...
tracking img