Resumo da materia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Biosfera- o ecossistema global 

A vida na Terra nem sempre foi como a conhecemos.
Devido a factores geológicos e alterações climatéricas,
os seres vivos ou se extinguiram ou foram evoluindo e
diversificando-se. 

 

Biosfera- Zona descontínua e envolvente da Terra em que se desenvolvem os seres vivos, e que abrange parte da crusta, da atmosfera e da hidrosfera. Considera-se que seestende, aproximadamente, desde 9000 metros acima do nível do mar (a uma altitude de 6100 metros, já foram encontrados insectos e aranhas nos Himalaias) até 11000 metros abaixo desse nível (aos 10 920 metros, maior profundidade a que se mergulhou, foram encontrados crustáceos e peixes). 

Noção de ecossistema 

Ecossistema (sistema ecológico) - Conjunto formado por um meio ambiente e os seresvivos que, em relacionamento mútuo normal, ocupam esse meio. 

Os ecossistemas são constituídos por seres vivos que se relacionam entre si e por factores do ambiente (temperatura, humidade, etc.) que influenciam (e são influenciados) os seres vivos. A figura localiza alguns dos principais ecossistemas terrestres, também designados por biomas. 
Dos ecossistemas fazem parte dois tipos decomponentes: componentes bióticos, que correspondem aos seres vivos e componentes abióticos, que são os componentes físico-químicos do meio, que influenciam os seres vivos: factores climáticos (luz, temperatura, água …) e factores edáficos (solo). Se os componentes abióticos não influenciassem os seres vivos, poderias encontrar as mesmas espécies em todas as partes do mundo. 

Os seres vivos de umecossistema estabelecem relações tróficas que envolvem transferências de matéria e energia, que constituem as cadeias alimentares, e estas inter-relacionam-se, originando as teias alimentares ou redes tróficas. Nestas últimas, pode considerar-se a existência de três categorias de seres de acordo com as estratégias de obtenção de alimento: 
Produtores - seres vivos capazes de elaborar matéria orgânica apartir de matéria inorgânica (seres autotróficos); 
Consumidores - seres vivos incapazes de produzir compostos orgânicos a partir de compostos inorgânico (seres heterotróficos) e, por isso, alimentam-se directa ou indirectamente da matéria elaborada pelos produtores; 
Decompositores - seres vivos que obtêm a matéria orgânica a partir de cadáveres e excrementos, transformando-a em matériainorgânica (seres heterotróficos). 

Organização biológica 

A célula é a unidade mais simples em que existe vida. Nos seres unicelulares a própria célula constitui o indivíduo, mas em seresmulticelulares as células são subunidades de níveis de organização mais complexos. 
Nos seres pluricelulares, as células idênticas e com funções semelhantes formam tecidos, e estes associam-se para formargrandes estruturas designadas órgãos (como o estômago ou o coração) que, por sua vez, podem formar sistemas de órgãos (como o sistema digestivo ou o sistema circulatório). Diferentes sistemas de órgãos cooperam entre si, formando um organismo. 

Os seres vivos pertencentes à mesma espécie (conjunto de organismos idênticos capazes de se cruzarem entre si e originarem descendentes férteis) e quehabitam uma determinada área, num determinado momento, constituem uma população. Todas as populações que habitam uma mesma área, num determinado momento, formam uma comunidade biótica ou biocenose. O conjunto da comunidade, do ambiente e das relações que se estabelecem entre si formam um ecossistema. 

 
Espécie- Conjunto de organismos idênticos, capazes de se cruzarem entre si, originandodescendentes férteis.
População- Seres vivos da mesma espécie que habitam, ao mesmo tempo, uma determinada área. 
Comunidade- Populações que habitam, ao mesmo tempo, uma determinada área. 
Ecossistema- Conjunto da comunidade, do ambiente e das relações entre ambos. 
Biosfera- Conjunto de todos os ecossistemas terrestres. 

Biodiversidade - extinção e conservação 

Desde o surgimento das...
tracking img