Resumo da faixa de gaza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Faixa de Gaza adquiriu suas fronteiras atuais com o fim dos combates da guerra de 1948, confirmado pelo Acordo de Armistício entre Israel e Egito em 24 de fevereiro de1949. O Artigo V do Acordo declarou que a linha de demarcação não era para se tornar uma fronteira internacional. Primeiramente, a Faixa de Gaza foi oficialmente administrada porum governo completamente palestino estabelecido pela Liga Árabe em setembro de 1948. A partir da dissolução desse governo em 1959, a Faixa de Gaza tornou-se uma áreadiretamente administrada por um governador militar egípcio até 1967.
Israel anexou e ocupou a Faixa de Gaza durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967. Em conformidade com os Acordos deOslo, assinados em 1993, a Autoridade Palestina se tornou o órgão administrativo que governa os centros populacionais palestinos. Israel manteve o controle do espaço aéreo,das águas territoriais e das fronteiras, além da fronteira com o Egito. O governo israelense unilateralmente desocupou Gaza em 2005.Desde julho de 2007, depois das eleiçõesparlamentares na Palestina em 2006 e da Batalha de Gaza, o Hamas tem controlado de facto a administração da área.
Durante centenas de anos, o Império Otomano dominou Gaza, atéque o território - junto com o restante da Palestina - passou para o controle dos britânicos, no final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
Durante a primeira Guerraárabe-israelense, que conduziu à criação do Estado de Israel, Gaza absorveu um quarto das centenas de milhares dos refugiados palestinos expulsos das áreas que hoje fazem parte deIsrael. Em agosto de 2005, no entanto, o governo isralense, liderado por Ariel Sharon ordenou remoção de toda presença permanente de Israel no território palestino de Gaza
tracking img