Resumo da aula referente à: eletroquímica observação: este material é um resumo sobre o assunto. para melhor entendimento é necessário consultar a bibliografia citada: atkins, p.; jones, l. princípios de química –

3813 palavras 16 páginas
ELETROQUÍMICA INTRODUÇÃO

Estudo da relação entre energia elétrica e transformação química. A eletroquímica é uma ciência com grande espectro e aplicações na maioria dos segmentos industriais. Estas aplicações contemplam sensores, controladores, sistemas de análise, corrosão e proteção anticorrosiva, tecnologias de superfície, geração de energia, obtenção eletrolítica de materiais e substâncias químicas, reciclagem e tratamento de efluentes.
A eletroquímica abrange todos os processos químicos que envolvem transferência de elétrons (reações de oxi-redução ou redox). Quando um processo químico ocorre, produzindo transferência de elétrons, é chamado de pilha ou bateria, mas quando o processo químico é provocado por uma corrente elétrica, este processo é denominado de eletrólise. Logo, podemos concluir que pilha e bateria são processos químicos que ocorrem espontaneamente e geram corrente elétrica, já eletrólise é um processo químico (reação química) que ocorre de forma não espontânea, ou seja, ocorre na presença de uma corrente elétrica.

Célula eletroquímica: dispositivo que utiliza reações de oxi-redução para produzir a interconversão de energia química e elétrica.

Galvânica: energia química em energia elétrica
(reação espontânea)
Célula eletroquímica

Eletrolítica: energia elétrica em energia química
(reação não-espontânea)

OBS: A tendência de a reação redox ocorrer depende da natureza, estados e concentrações dos reagentes e produtos.

CÉLULAS GALVÂNICAS (PILHAS E BATERIAS):

A primeira pilha foi criada em 1800, por Alessandro Volta, que utilizava discos de cobre e zinco, separados por algodão embebido em solução salina. Os discos foram chamados de eletrodos, sendo que os elétrons saiam do zinco para o cobre, fazendo uma pequena corrente fluir.
Em 1836, John Frederick Daniell construiu uma pilha com eletrodos de cobre e zinco, mas cada eletrodo ficava em uma cela individual (chamada de semicélulas), o que aumentava a eficiência da

Relacionados