resumo da apostia educação esecial

1333 palavras 6 páginas
CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR

Resumo dos textos 6, 7, 8, 9 e 10

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO ESPECIAL
PROFESSOR: ADRIANO RODRIGUES
ACADEMICA:

Maio de 2013

Alunos com necessidades educativas especiais
Deficiência física Ressaltamos que as deficiências físicas, auditivas,visual mental e múltiplas estão citadas na Lei nº 7.853/89 e a surda-cegueira, paralisia cerebral, autismos constam na política nacional de integração da pessoa com necessidade especial. Por isso, de acordo com o DECRETO nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999 ( BRASIL, 2002) que regulamenta a Lei n° 7.853 de 24 de outubro de 1989, encontramos no artigo 1° um conjunto de orientações normativas que objetiva assegurar o pleno exercício dos direitos individuas e sociais das pessoas que apresentam alguma deficiência. As definições de deficiência constam no art. 3° para so efeitos deste decreto nos inciso I,II e III considera:
Deficiência toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade dentro do padrão considerado normal para o ser humano. Sendo assim a deficiência e uma condição com a qual a pessoa está ligada durante a sua existência, é a uma variedade de condição não sensoriais que afetam o individuo em termos de modalidade, de coordenação motora geral ou da fala como decorrência de lesões neurológicas, neuromusculares e ortopédicas, ou ainda de más formações congênitas ou adquiridas.
Tipos de deficiências físicas Quanto aos tipos de deficiência físicos, podemos destacar: a lesão cerebral, a lesão medular, as miopatias, as patologias degenerativas do sistema nervoso central, as lesões nervosas periféricas, amputações, sequelas de politraumatismo, as malformações congênitas, os distúrbios posturais da coluna, os distúrbios dolorosos da coluna.
Causas das deficiências físicas Os fatores causais, segundo Telford (1977), podem ser classificados de acordo

Relacionados