Resumo cts

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS SÃO JOSÉ LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA - HAB. QMC DISCIPLINA: CIENCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE PROFESSOR: SAUL SILVA CAETANO TURMA:4020631 ALUNO: ANTONIO ADELSON KIRCHNER JUNIOR |
Resumo de CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade)
O homem busca compreender a realidade utilizando diversos tipos de conhecimento(religioso, senso comum, ciência...). A ciência é um desses conhecimentos, no entanto assim como os demais ela provoca distorção da realidade. Ela é um instrumento que não apresenta neutralidadeapesar de haver produção acadêmica nesse sentido. Desse modo a ciência é um processo, que se encontra constate mutação. Seus métodos e “verdades” podem ser questionados. De acordo comBourdieu (1983b) essas verdades sofrem influencia da sociedade.
Método é o caminho no qual os cientistas devem percorrer para chegar ao conhecimento, sofre também interferências sócias.Feyerabend discute justamente essa questão do método engessado, dirigido somente para ciências naturais ou para as ciências humanas.
o Abbagnano (2000, p. 942) admite três significados parao termo tecnologia; processos técnicos, técnica e tecnocracia. A primeira é um parâmetro para definir se um país e desenvolvido ou subdesenvolvido quanto mais um país produz processostécnicos de ponta, mais desenvolvido ele é. Quando equiparamos técnica à tecnologia parecemos simplistas, no entanto cai-se na complexidade subjetiva desse termo. A técnica fica ainda sujeitaa cultura de onde é produzida. Já na terceira definição caímos em uma definição positivista, deixando de lado os aspectos sociais e culturais onde somos induzidos ao determinismocientífico-tecnólogico.

Pergunta 1)
Com tantos tipos de conhecimentos o papel do professor fica preso ao ensino de ciência?

Pergunta 2)
Qual o papel da tecnologia na área da educação ?
tracking img