Planejamento estrategico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
planejamneto estratégico corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providencias a serem tomadas pelo executivo para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado, o planejamento é, ainda, um processo contínuo,um exercicio mental que é executado pela empresa,independente,de vontade específica de seus executivos.Ele também pressupõe a necessidade de um processo decisorio queocorrerá antes,duranye e depois de sua elaboração e implementaçãona empresa.
O propósito do planejamento pode ser definido como desenvolvimento de procesos, técnicas e atitudes administrativas,as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função dos objetivos empresariais que facilitarão a tomada da decisão no futuro, de modo maisrápido,coerente,eficiente eficaz.
Na consideração dos grandes niveis hierarquicos,podem-se distinguir três tipos de planejamento.

-Planejamento Estratégico: è o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa,visando ao otimismo grau de interação com os fatores externos,não controlados,e atuando de formainovadora e diferenciada.

-Planejamento Operacional:é a formalização,principalmente através de documentos escritos,das metodologias de desenvolvimento e implantação de resultados a serem alcançados pelas áreas funcionais da empresa.

-Planejamento tático: tem por objetivo otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dosobjetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico.

3 – Planejamento estratégico por Philip Kotler

O planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado. O objetivo do planejamento estratégico é orientar e reorientar osnegócios e produtos da empresa de modo que gere lucros e crescimento satisfatórios.
Segundo Kotler (1992), são 03 os tipos de planejamento:

- Planejamento Estratégico: fixa a natureza da organização: missão, estratégias, objetivos.
Responsabilidade: direção geral (alta administração).

- Planejamento Tático: serve para gerenciar recursos visando atingir os planos estratégicos(projetos, ações etc.).
Responsabilidade: executivos da diretoria e subordinados (nível médio).

- Planejamento Operacional: objetiva otimizar as operações, elaboração de procedimentos, visando a realização dos planos estratégicos e táticos.
Responsabilidade: chefes de departamento (nível baixo).
4 – Planejamento estratégico por Thomas Bateman

O Planejamentoestratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação. A administração estratégica é um processo envolvendo administradoresde todos os níveis da organização, que formulam e implementam objetivos estratégicos. Já o Planejamento Estratégico seria o processo de elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativas.

Planejamento Estratégico: o nível estratégico compreende osaltos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, e tomada de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral.

Planejamento Tático: o planejamento, no nível tático, é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais...
tracking img