Resumo crise de 29

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A CRISE 29


1- situação mundial na década de 1920
No pós-guerra, os Estados Unidos, tornaram-se a maior potência econômica do mundo. Em 1920, a indústria norte-americana produzia quase 50% detoda a produção industrial do mundo. Por quase toda a década de 20, a prosperidade econômica gerou nos norte-americanos um clima de grande euforia e de consumo desenfreado, gerando o modo de vidaamericano (American way of life), como modelo de progresso.no final da década de 20, a produção norte-americana atingiu um ritmo de crescimento muito maior do que a demanda por seus produtos, gerando umacrise de superprodução. Em 1929, os Estados Unidos conheceram uma profunda crise econômica, com a queda da Bolsa de Valores de Nova York, que gerou uma grave crise interna, um alto índice dedesemprego e que acabou afetando vários países do mundo.Durante a Primeira Guerra Mundial, a economia norte-americana estava em pleno desenvolvimento. As indústrias dos EUA produziam e exportavam em grandesquantidades, principalmente, para os países europeus.

2-- a superprodução americana
A partir de 1925, a Europa iniciou seu retorno à industrialização, em vários setores, químico, mecânico eelétrico. Tal recuperação promoveu excesso de produção, o que levou a uma crise de superprodução dentro da economia americana. Os preços dos produtos baixaram e as indústrias demitiram milhões detrabalhadores.

3-_ o "american way of life"
.O país criou um novo estilo de vida: o american way of life. Esse estilo de vida caracterizava-se pelo grande aumento na aquisição de automóveis,electrodomésticos e toda sorte de produtos ndustrializados. Entretanto, os EUA sofreu grande abalo em 1929, quando mergulhou numa terrível crise, de repercussão mundial.Terminada a guerra, os países europeus voltarama organizar e a desenvolver sua estrutura produtiva. Para isso, acabaram reduzindo as importações de produtos americanos.
4-_A quebra da Bolsa de Nova York
Com a crise, muitas empresas foram à...
tracking img