Resumo Convite Filozofia

1968 palavras 8 páginas
Filosofia Contemporânea1

RESUMO
No livro Convite à Filosofia de Marilena Chauí, é apresentada sete questões referentes à
Filosofia Contemporânea e comparada entre os séculos XIX e XX, que neste artigo estarão mais esclarecidas. Há também o conceito de Pós-modernidade na visão de Chauí e Danilo
Marcondes.Gilles Lipovetski é um filósofo francês com o um pensamento pós-moderno, e que em seu livro Felicidade Paradoxal analisa como o ser humano consegue ser feliz, inicia-se no consumo, depois no espiritual, para então encerrar no psicológico.
PALAVRAS-CHAVE: Marilena Chauí; Danilo Marcondes; Pós-modernidade; Gilles Lipvetsky.

SÉCULO XIX
Foi no século XIX que a filosofia teve uma grande descoberta na história da sociedade, das ciências e principalmente do homem. A história é o modo de ser da razão e da sociedade, segundo o filósofo alemão Hegel. No século também ficou conceptiva a ideia de progresso.
Pois os seres humanos, sociedades, ciências, artes e as técnicas melhoram com o passar do tempo. A Filosofia afirmava a confiança plena e total no saber científico e na tecnologia para dominar e controlar a Natureza, a sociedade e os indivíduos. Era acreditado que a sociologia oferecia um saber seguro e definitivo sobre como funcionava as sociedades, e que o ser humano poderia evitar revoltas e desigualdades.
Devido ao otimismo trazido das ideias de progresso,desenvolvimento técnico-científico, poderio humano no século XIX, a Filosofia apostou nas utopias, como o anarquismo, socialismo e consumismo, que criariam uma sociedade nova, justa e feliz.
A Filosofia também descobre a cultura como o modo próprio e especifico da existência dos seres humanas. A cultura é a criação coletiva de ideia, símbolos e valores pelos quais uma sociedade define para si mesmo o bom e o mau, por exemplo. Para os chamados filósofos românticos ou adeptos da filosofia do Romantismo, as culturas não formavam uma sequência progressiva, mas eram culturas nacionais.
O otimismo positivista levou a

Relacionados

  • Pratica pedagógica das serieis iniciais
    15762 palavras | 64 páginas
  • livro caco barcelos
    201057 palavras | 805 páginas
  • Filosofia Vol 1
    69417 palavras | 278 páginas