Resumo conferencia de berlim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1427 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
-A Conferência de Berlim

A conferência regulamentou a colonização européia durante o período do Novo Imperialismo e coincidiu com a ascenção da Alemanha como poder imperial. Uma abordagem popular, com base empírica, para a partilha da África tem como base o peso dos fatores econômicos e não econômicos. Embora a colonização nesta região tenha sido largamente documentada em termos de eventos,não há consenso sobre a natureza do processo histórico ou as forças que o moveram. Todos concordam que a partilha foi um extraordinário surto de imperialismo europeu. Em menos de duas décadas no fim do século XIX, as potências européias se expandiram de pequeno domínio ao longo da costa africana até a completa divisão do continente.
A conferência de Berlim (1884-1885) procurou regulamentar acompetição das potências européias em termos de “ocupação efetiva” como critério de reconhecimento internacional de um dado território. A imposição de “ocupação efetiva” acabou por fazer necessário o uso de força contra Estados e populações indígenas. Revoltas contra o domínio imperial foram abruptamente rechaçadas , em especial no Sudoeste Africano Alemão e na África Oriental Alemã. Um dos objetivos daconferência era chegar num acordo sobre o comércio, navegação e fronteiras na África Central.
14 países foram representados por seus embaixadores no dia 15 de Novembro de 1884. Os países representados eram Austria-Hungara, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Grã Bretanha, Itália, os Países Baixos, Portugal, Russia, Espanha, Suécia-Noruega (unificadas entre 1814-1905), Turquia e os EstadosUnidos da América. Desses 14, os principais eram França, Alemanha, Grã Bretanha e Portugal, controlando a maior parte da África colonial. Antes da conferência, 80% do continente estava sob domínio de chefes tribais africanos. O continente foi remapeado sem consideração às fronteiras linguísticas e culturais já estabelecidas.

-Otto Von Bismarck

Bismarck foi responsável por transformar umacoleção de pequenos estados no Império Alemão, e foi seu primeiro chanceler. Como chanceler da Alemanha, Bismarck se concentrou em criar um Estado forte fundado na identidade nacional.
A organização da conferência foi uma surpresa pois a Alemanha não estava na época entre as principais potências, possuindo apenas algumas missões luteranas no Sudoeste Africano Alemão e alguns tratados coletados poraventureiros, como Karl Peters. Ainda assim, Bismarck estava buscando novas maneiras de fortalecer seu novo Estado e procurou diversas razões para presidir a conferência.
A França ainda estava hostil após sua derrota na guerra Franco-Prussiana e Bismarck queria melhorar as relações Franco-Alemãs. Em particular, encorajando o colonialismo por parte da França, Bismarck esperava que os francesesesquecessem seu desejo de vingança pela restauração da região de Alsácia Lorena.
Otto Von Bismarck foi convidado por Portugal à ser o anfitrião da conferência, que aconteceu em sua Villa em Berlim. Um diplomata habilidoso, Bismarck teve o papel de mediador honesto que buscava balancear os interesses de numerosas potências em relação ao remapeamento da África. Sem discusão, Bismarck foi capaz deprevenir a guerra entre as maiores potências satisfazendo suas aspirações coloniais.
Presidir uma conferência internacional conferia prestígio para o governo alemão, que possuia apenas 13 anos, e os missionários e exploradores alemães já na África começavam a buscar suporte de seu governo. Embora Bismarck considerasse colônias tão caras quanto inúteis, ele esperava que a conferência fosse uma maneirade ratificar a posição existente da Alemanha na África.
Até mesmo os Estados Unidos enviaram um representante, e Leopoldo II da Bélgica como presidente da “Associação Internacional do Congo”. Entretanto nenhum africano esteve presente, nem mesmo do Marrocos, Libéria e Etiópia, estes três já sendo Estados independentes. No curso dos três meses seguintes, os representantes de cada país foram...
tracking img