Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TURBIDEZ DA ÁGUA
Introdução

A turbidez ou turvação da água é causada por diversos materiais em suspensão, de tamanho e natureza variados, tais como, lamas, areias, matéria orgânica e inorgânica finamente dividida, compostos corados solúveis, plâncton e outros organismos microscópicos.
A presença destes materiais em suspensão em uma amostra de água causa a dispersão e a absorção da luz queatravessa a amostra.A turbidez é a expressão desta propriedade óptica e é indicada em termos de unidades de turbidez (NTU –Nephelometric Turbity Unit).

Existem vários métodos de determinação da turbidez:

– Visuais: comparação direta da amostra com soluções-padrão de diferente turvação
previamente preparadas.
– Instrumentais: método nefelométrico – utilização de um dispositivo óptico(turbidí-metro) que mede a razão entre as intensidades de luz dispersa numa determinada direcção (normalmente perpendicular à incidência), e de luz transmitida.
– Método espectrofotométrico: medição da razão entre as intensidades de luz transmitida e de luz emitida, através de um espectrofotómetro.

Do ponto de vista sanitário, a importância da turbidez deve-se fundamentalmente a razões:

–Estéticas: é comum considerar-se uma água turva como poluída.
– De filtrabilidade: em tratamento de águas, a filtração torna-se mais difícil, ou mesmo mais onerosa, com o aumento da turvação.
– De desinfecção: a desinfecção duma água é tanto mais díficil quanto maior é a sua turvação,uma vez que esta diminui o contacto do desinfectante com os microrganismos.
Em geral, quanto menor à turbidez da águaproduzida em uma estação de tratamento de água, mais eficiente resulta a desinfecção da mesma ( DI BERNARDO, 2003).
A determinação da Turbidez pelo método Nefelométrico, é adotado nas atividades de controle da poluição da água da verificação do parâmetro físico nas águas consideráveis potáveis.
O método é baseado na comparação da intensidade de luz espalhada pela amostra em condições definidas, coma intensidade da luz espalhada por uma suspensão considerada padrão.
Quanto maior a intensidade da luz espalhada maior será a Turbidez da amostra analisada. O turbidímetro é o aparelho utilizado para a leitura, este aparelho é constituído por um nefelômetro, sendo a Turbidez expressa em unidades nefelométricas de turbidez ( UNT).
O nefelômetro consta de uma fonte de luz para iluminar aamostra e um detector fotoelétrico com um dispositivo para indicar a intensidade da luz espalhada em ângulo reto ao caminho da luz incidente.
As amostras para análise de turbidez devem ser coletadas em frascos de plástico horas, as amostras devem ser guardadas no escuro.
O aparelho deve detectar diferenças de turbidez de 0,02 unidades para águas com turbidez menor que 1 unidade, a turbidez máxima aser medida da turbidez é de 40 UNT, sendo necessário realizar diluições se a medida de turbidez for superar o valor máximo.
Como interferências ressaltamos a presença de detritos e materiais grosseiros em suspensão que se depositam rapidamente, que resultará resultados mais baixos, a cor verdadeira interfere negativamente devido à sua propriedade de absorver luz, as bolhas pequenas provocarãoresultados superestimados.
Na ETA devemos analisar a turbidez da água em todos os momentos do tratamento ( ex: água bruta, água canaleta, floculada, decantada, água final), mas a correção da turbidez deve ser realizada na água bruta, caso a água final não apresentar o valor determinado por legislação de turbidez ela deve voltar ao processo inicial e ser corrigida novamente.
A correção dessaturbidez é feita com sulfato de alumínio e para isso devemos ter alguns dados em mãos.
Cálculos da vazão do sulfato de alumínio na ETA
Para a determinação do sulfato de alumínio na água a ser tratada, primeiramente devemos coletar uma amostra de água bruta e esta determinar sua turbidez.
Tabela – Concentração pela densidade
Densidade | Concentraçãog.L -1 | Densidade | Concentraçãog.L -1 |...
tracking img