Resumo ''Comparative POlitics and the Comparative Method'' de Arendt Lijphart

509 palavras 3 páginas
Resumo referente ao texto “Comparative Politics and the Comparative Method” de Arendt Lijphart
O autor define quatro métodos científicos básicos: o comparativo, o experimental, o estatístico e o estudo de caso. Em relação ao método comparativo, o autor define quatro principais características. Esse método é usado tanto para temas macro como micro, é um dos métodos e não o método, é utilizado para descoberta de relações empíricas e não pode ser confundido com uma técnica.
Ao tratar especificamente dos métodos comparativo, experimental e estatístico, Lijphart afirma que tratam de estratégias de pesquisa que buscam, ao relacionar empiricamente e de forma geral duas ou mais variáveis controladas, explicações científicas. Somente dessa maneira é possível obter um resultado verdadeiro.
Ao analisar dois grupos iguais a partir do método experimental, submete-se um deles a um estímulo por um determinado tempo para depois verificar e identificar a diferença entre os dois grupos. Como as variáveis eram iguais entre os grupos antes do estímulo, é possível estabelecer uma relação empírica entre variáveis livre de interferências. Esse controle, apesar de não ser muito utilizado nas ciências sociais, é essencial para generalizações empíricas.
O controle é diferente quando se trata do método estatístico. Nesse método, que manipula dados empíricos a partir da conceituação matemática, o controle é feito por correlações parciais, o que não possibilita uma identificação de todas as possíveis variáveis atuantes no objeto de estudo, sendo assim, menos confiável.
Semelhante ao método estatístico e com a mesma lógica do método experimental, o método comparativo se distancia dos outros por conter um número de casos estudados muito inferior, o que impede um maior controle sistemático. Por suas limitações, esse método deve ser uma alternativa ao método estatístico.
Após explicar os métodos, o autor se concentra em falar sobre o método comparativo, suas qualidades e barreiras. O fato de

Relacionados

  • Tratado De Sociologia Raymond Boudon
    285406 palavras | 1142 páginas