Resumo ciencia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Problemas do Estado Comtemporâneo
O Estado Na Ordem Internacional
o mundo se mostra uma sociedade de Estados, onde a integração juridica dos fatores politicos ainda é imperfeita. Na visão do jurista, o Estado, enquanto participa da sociedade mundial, é uma pessoa juridica do direito publico internacional. Contudo, o reconhecimento de um Estado depende da comprovação da existencia de suasoberania. Apesar de tudo, o que se pede da sociedade politica é que ela tenha uma máxima eficacia num terrirtorio, e que isso ocorra de maneira permanente. Conclui-se assim que é a sobrerania do Estado que o diferencia das outras pessoas juridicas do direito internacional.
O conceito de soberania, no plano internacional, se mostra realtivo, existindo quem afirme que só tem soberania quem tem forçapara expressa-la. Salineta-se que até a regulação juridica é passivel de ser burlada, com a modifição do direito, por parte dos Estados mais fortes. Porem, o fato de um grande Estado querer dar aparencia jurudica á seus atos é importante, pois torna possivel o direito internacional. O reconhecimento juridico da soberania tambem se torna importante, pois é em sua consequencia que se qualifica comoilegitimo o uso arbitrario da força. Outro aspecto importante da soberania internacional é a “anarquia” que existe entre os Estados, não havendo um orgão superior de poder onde todos se integram.
Após a II Guerra Mundial, eram tres as especies de organiação dos Estados no miundo:
Organização para fins especificos: tem como caracteteristica um objetivo limitado a determinado assunto. Podem agruparEstados de uma região ou de varias parte do mundo. Ex.: Organização Mundial do Comércio.
Organizações regionais de fins Amplos: Tem como caracteristica agruparem apenas Estados de uma determinada região do mundo. Seus objetivos não são limitados a questões especificas, englobando todos os assuntos que possam interressar os Estados que delas pertençam. Trabalham a favor da convivencia harmonica edo progresso de seus Estados. Ex.:Organização dos Estados Americanos (OEA).
Organizações de Vocação Universal: Pretendem reunir todos os Estados do mundo e tratar dos assuntos que possam interressar a todos. São chamados universais porque buscar o alcance de todos os Estados. Ex.: Organização das Nações Unidas (ONU) e Sociedade das Nações (Liga das Nações).

Intervenção do Estado na SociedadeO Estado moderno nasceu do absolutismo, o que deixou marcas profundas em sua imagem. Qualquer ato particular com vista ao bem publico era considerado ilegitimo. Nesse tempo, auentava a força das manifestações do que viria a ser o liberalismo, chegando a afirmação de Stuart Mill de que qualquer erro que uma pessoa possa cometer, consciente ou incoscintemente, não produz tanto mal quanto a submissãoao estado.
Mill apresenta tres objeções fundamentais, em sua doutrina, qaunto a interferencia do governo:
Ninguém é mais capaz de realizar qualquer negócio ou determinar como ou por que deva ser realizado do que aquele que está diretamente interessado;
Mesmo que os indivíduos não realizem tão bem o que se tem em vista, é melhor ainda que o indivíduo o faça, como elemento da própria educaçãomental;
A terceira razão refere-se “ao grande mal de acrescer-lhe o poder sem necessidade”
Outros juristas tambem defendem que existem certos pontos, como a economia, onde o Estado deve diminuir sua influencia, deixando com que os proprios individuos façam suas escolhas.
O Estado liberal trouxe, de inicio, varios beneficios, como a varorização do individuo, um grande progresso economico, etc.por outro lado, houveram influencias negtivas, como o ultra-individualismo e o impedimento do Estado de proteger os menos afortunados, que ficarim nas mãos dos mais fortes e enos escrupulosos.
Outro ponto negativo foi o aumento dos aglomerados urbanso e do proletariado explorado, que ficou a mercê da burguesia, esta privando o Estado de interferir na vida economica. A situação dos operarios pelo...
tracking img