Resumo: cidadania, respeito e trabalho escravo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cidadania
Cidadania é um assunto muito comentado na escola e na sociedade. São várias as definições. Mas Cidadão é uma pessoa que tem direitos e deveres, que deve cumprir na sociedade em que vive. Já a Cidadania é o exercício da conquista desses direitos e do cumprimento dos deveres.
No mundo em que vivemos, somos integrantes de um mundo constituído pela nossa família, cidade e pátria, ondevivemos e convivemos uns com os outros.
Ninguém nasce perfeito, pois precisa sempre crescer e melhorar como pessoa e como profissional.
Um exemplo claro de falta de conhecimento da cidadania, de ausência do senso de participação e de desobediência dos princípios de convivência humana, são as torcidas organizadas de times de futebol, atualmente. Essas “torcidas organizadas” estão contribuindo paraa perda do controle emocional. Desviando suas emoções para um lado agressivo e destrutivo. Contribuindo para a ausência de torcedores aos estádios, para assistirem de perto seus times favoritos e seus ídolos jogarem. Não são todos. Mas pelo que a televisão tem mostrado ultimamente é uma violência.
O verdadeiro cidadão procura zelar pelo bem público, respeitar as pessoas e o local onde freqüenta.O lazer é um direito de todos, cada qual da forma que acha melhor. Mas evitando a violência, a discórdia, o conflito.
Respeito
Independentemente de religião, de raça, de sexo, de posição social, de condição econômica, de cultura, e até mesmo de idade, todo ser humano merece respeito.
Infelizmente, nem sempre tem sido assim, pois continuam a prevalecer em nosso planeta Terra, o orgulho e oegoísmo, e a conseqüente falta de respeito ao ser humano. No dia-a-dia, vemos como ainda é forte a presença do egoísmo e, por conseguinte, da falta de respeito ao semelhante.
Para exemplificar, quando furamos uma fila, seja do que for, estamos pensando que o nosso tempo é mais importante do que o dos outros, que chegaram antes, e ainda assim agimos em completo desrespeito às regras de respeito econvivência em coletividade.
Se vamos a um teatro, além do lugar que ocupamos, colocamos qualquer objeto no assento ao lado para guardar um lugar para um amigo que está atrasado, agindo com evidente egoísmo, não pensando nas outras pessoas, que já chegaram, mas que não podem se utilizar dos assentos porque já estão "ocupados". Isso é egoísmo e falta de respeito.
São milhares de exemplos de falta derespeito, egoísmo e orgulho, que estão nos rodeando no dia-a-dia, e é muito fácil concluir que todos querem ser respeitados, tanto assim que no popular se diz que "respeito é bom e eu gosto". Todos gostam de ser respeitados.
Então é conveniente a pergunta: O que é conveniente e o que será preciso fazer para introduzir o respeito entre nós, de maneira geral?
Simples. É indispensável que cada umveja no próximo um irmão e faça a ele o que gostaria que ele lhe fizesse, respeitando sempre, qualquer que seja a circunstância, o fato ou a situação.
É muito bom quando conseguimos nos colocar no lugar do outro, procurando pensar como ele, em melhores condições de entendimento, e do modo como desejaríamos ser tratados.
É muito importante que cada um faça a sua parte e faça-a bem, pois o respeitodeve começar em nós, em nossa intimidade, sendo necessário respeitar-se para respeitar o próximo. Assim o respeito há de ser geral, respeito à própria vida e à sua preservação, respeito à Natureza, respeito aos animais, aos vegetais e aos minerais, mas, principalmente, respeito ao homem.
Trabalho Escravo
O trabalho escravo é o trabalho degradante em que a pessoa perde a liberdade.
Aassinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, representou o fim do direito de propriedade de uma pessoa sobre a outra, acabando com a possibilidade de possuir legalmente um escravo no Brasil. No entanto, ainda existem situações em que o trabalhador fica sem poder se desligar de seus patrões. Há fazendeiros que, para realizar derrubadas de matas para formar pastos, produzir carvão, preparar o solo para...
tracking img