Resumo ci

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
P1 de Ciências Sociais

1. Introdução ao pensamento científico sobre o social
2.1. As origens do pensamento sobre o social
A humanidade sempre refletiu sobre os fatos e problemas da sua vida social, procurando compreendê-los.
As primeiras tentativas de compreender as relações sociais baseavam-se mais na imaginação do que na investigação científica dos fenômenos.

Na Grécia Antiga,os fenômenos sociais eram explicados através dos deuses e heróis e serviam para manter a ordem no mundo moral e físico.

Na Idade Média, as explicações sobre a realidade eram dadas pelos teólogos católicos, que justificavam e explicavam a ordem social de acordo com as escrituras sagradas. Tudo era atribuído a vontade divina e a natureza das coisas. Assim, se justificavam as diferenças entre osindivíduos. Os teólogos explicavam a sociedade a partir dos princípios religiosos, como se ela fosse uma imagem terrestre da cidade de Deus. A sociedade era estática, não existia mobilidade social e acreditava-se que os fenômenos naturais (enchentes e secas) eram manifestações da ira de Deus.

A partir dos séculos XV, XVI e XVII começam haver mudanças nas formas de se explicar a natureza, asociedade e a humanidade. Quais foram estas mudanças?
No século XV, a expansão marítima, o descobrimento das Índias e da América, desenvolve novos mercados, amplia o comércio. Assim, criam-se as condições para o desenvolvimento científico e tecnológico ampliando os horizontes humanos sobre a concepção de mundo da época.

No século XVI ocorre a Reforma Protestante, que permite a livre leitura dasEscrituras Sagradas e aos homens que se relacionem com Deus individualmente, sem a intermediação dos representantes da Igreja. Valorização do conhecimento racional.

Renascimento, os fenômenos sociais passam a ser tratados num nível mais realista. Ampliam-se, assim os espaços, para a emergência do conhecimento científico.

No século XVII nasce a Ciência Moderna. Simultaneamente, emerge aRevolução Industrial. Esta nova forma de se conhecer a natureza, baseada na experimentação e na observação, permite 1 grande avanço das ciências naturais. Com o sucesso da Física, pensadores da época que refletiam sobre a realidade social passaram a acreditar que seria possível também explicar cientificamente a sociedade, bastando para isso, formular leis que explicassem as características das mesmas. Poroutro lado, este período é marcado pela Inquisição, visto que a Revolução Cientifica, enfrentava a superstição e a crença na magia, que se expandia com intensidade maior que na Idade Média.

2. Transformações sociais do século XVIII
2.1 Revoluções burguesas

No século XVIII ocorrem as transformações:
Econômicas (Revolução Industrial):
A organização das fábricas em linhas de produçãoleva ao aperfeiçoamento das técnicas de produção, ao aumento de investimentos e financiamentos de máquinas. Estas mudanças no processo de produção de mercadorias transformam a vida dos indivíduos da época.
Os salários eram baixos, miseráveis, as mulheres e crianças recebiam menos que os homens;
Nas fábricas trabalhavam 14 a 16 horas por dia, sem direito a descanso, feriados, férias ou contrato detrabalho. Os servos, os camponeses são expulsos da terra e vão para as cidades em busca de trabalho.
Cidades eram pouco desenvolvidas;

Culturais (mudanças nas formas de pensar – Racionalismo/Iluminismo);

Iluminismo – Século das Luzes – USO DA RAZÃO PARA COMPREENDER A NATUREZA, O HOMEM E A SOCIEDADE. Eles defendiam a tese segundo a qual, para realizar-se uma indagação e explicação críticada sociedade, era necessário utilizar o modelo das ciências naturais.
Eles eram contra a monarquia absolutista, os privilégios dos senhores feudais, o clero e a aristocracia que gozavam de isenção e possuíam direitos de cobrar tributos feudais. Ao mesmo tempo, impediam o crescimento econômico e político da burguesia, tolhendo a constituição da livre-empresa e defendendo a criação de uma...
tracking img