Resumo - chutando a escada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Chutando a escada – a estratégia do desenvolvimento em perspectiva histórica
Introdução:
Atualmente os países em desenvolvimento estão sofrendo uma enorme pressão, por parte das naçõesdesenvolvidas, para adotarem políticas macroeconômicas restritivas, a liberalização do comércio internacional e dos investimentos, a privatização e a desregulamentação. Porém, se olharmos o que realmenteaconteceu no decorrer da história, perceberemos que se os países ricos tivessem adotado tais medidas, provavelmente não chegariam aonde chegaram.
Pela lenda (contada pelos países desenvolvidos), a partirdo século 18, o sucesso industrial do laissez-faire britânico comprovou a superioridade das políticas de mercado livre sobre o antigo protecionismo mercantilista. Muitos países acabaram aderindo aordem liberal mundial, eliminando aos poucos as barreiras aos fluxos internacionais de bens, capital e trabalho. Isso só foi possível graças a estabilidade econômica da época, garantida pelopadrão-ouro e pelo princípio do equilíbrio orçamentário. Mas bastou que começasse a 1º Guerra Mundial para que a instabilidade do sistema político e econômico mundial aflorasse e com isso os países voltaram aerguer suas barreiras comerciais, inclusive a Grã-Bretanha. Ainda segundo a lenda, após o final da 2º Guerra Mundial alguns avanços foram feitos e com a ascensão do neoliberalismo nos anos 80 aspolíticas intervencionistas vem sendo abandonadas gradualmente.
Contudo, o que vemos com uma análise histórica é que os países que aboliram a proteção tarifária por livre e espontânea vontade (ascolônias, por exemplo, foram obrigadas), eram na maioria países que já tinham superioridade econômica e tecnológica. Além disso, a intervenção estatal até a 1º Guerra era bem restrita quando comparada aospadrões atuais. Indiscutivelmente todos os países desenvolvidos usaram políticas de proteção industrial, comercial e tecnológica antes de adotarem o laissez-faire.

As estratégias de Catch-up...
tracking img