Resumo cauda longa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de Resenha

A Cauda Longa começou a ser percebida em empresas que fazem vendas por internet e que têm faturado tanto quanto, ou mais, que as lojas de ruas. Um dos motivos que se dá a estes resultados é o fato da loja não ter limitação física para expor seus produtos: possuem uma prateleira infinita onde o consumidor pode pesquisar incansavelmente.
Esta teoria vem para debater com a“regra dos 80/20” sugerida por Pareto. Por exemplo, aplicando Pareto para uma livraria: o estabelecimento vai colocar em suas prateleiras os títulos que têm mais chances de vender, que estão sendo mais citados na mídia. Como o espaço físico da loja é limitado e tem um custo, estes livros, que são uma parcela de aproximadamente 20% e que tem mais chances de vender, dominarão as prateleiras.
Analisandoas lojas de internet, tudo muda. Uma pesquisa diz que nos Estados Unidos, uma livraria possui em média 100 mil títulos diferentes para venda. Já uma loja virtual pode ultrapassar a quantia de 3 milhões de títulos (mas não necessariamente terá todos em estoque).
Dentro deste estudo com as lojas virtuais, notou-se que o faturamento dos livros menos populares representa entorno de 25% dofaturamento total.

Para uma loja de espaço físico limitado, este 25% de vendas torna-se inviável, pois são muitos títulos com pouca venda: é uma grande quantidade para pouco rendimento. Já para as lojas virtuais, esta cauda longa demonstra um grande poder.
O principal fator para a criação de mercados de Cauda Longa é a redução dos custos para alcançar nichos. Estas reduções se devem a três forças:* a democratização de ferramentas de produção (que alonga a cauda);
* democratização de ferramentas de distribuição (o que horizontaliza a curva, pois aumenta a demanda por nichos);
* a ligação entre a oferta e a demanda (o que muda os negócios dos hits para os nichos).

O efeito básico da Cauda Longa é transferir nossa preferência para nichos, mas na medida em que vamos ficandosatisfeitos com o que descobrimos, a tendência é que aumentemos o nosso consumo, aumentando o tamanho do mercado total. Neste ponto vemos a variação de preço depender se o motivo da compra é desejo ou necessidade. Por exemplo: livros menos procurados, normalmente tem menos desconto (pois geralmente são comprados por necessidade). Já álbuns mais antigos ou novidades alternativas tendem a ganharem maiordesconto.

Atualmente no “mercado físico”, encontram-se muitos problemas de escassez, afinal o que vale a pena vender é o que se vende mais: os hits. Dentro da teoria econômica da Cauda Longa o que faz prevalecer é a abundância: quanto mais, melhor. Como não há limites para se espalhar diversos produtos, na internet os produtos menos procurados tornam-se uma parcela importante no faturamentoe acabam concorrendo com os sucessos de vendas (que normalmente são temporários). Sabendo explorar isso, gigantes da internet têm crescido cada vez mais. Exemplo é o Google e a Amazon.com. Ainda há muitas outras empresas que estão seguindo esta tendência, transferindo muito de seus produtos (e conseqüentemente suas vendas) para a internet. É o caso da Lego, empresa a qual 90% dos seus produtos sãoencontrados exclusivamente na internet.


Resumo da Resenha do livro A CAUDA LONGA, feita por Carlos Sena: http://blog.carlossena.com/resenhas/resenha-a-cauda-longa/

Conclusão sobre a Cauda Longa

A internet é sem dúvida a grande causadora das mudanças que vem ocorrendo no mercado em geral dos anos 90 pra cá. Mudou conceitos, facilitou o conhecimento, deu mais competitividade entreempresas, baixou preços, deu comodidade, enfim, mudou o mercado mudando a vida das pessoas. E de tempos pra cá vem mudando, ou pelo menos, debatendo teorias. É o caso da Cauda Longa, que mostra como lojas virtuais não devem seguir este conceito, afinal elas tem outra estrutura: tem prateleiras infinitas, não tem limite de produtos e facilitam para o consumidor achar o que precisa, e as vezes a...
tracking img