RESUMO CAPITULO 12 - CRASH

Páginas: 6 (1269 palavras) Publicado: 6 de abril de 2014
RESUMO CAPITULO - 12 - CRASH






CRASH CAP. 12 “O DIA EM QUE A TERRA PAROU”











SERRA
2014
O DIA EM QUE A TERRA PAROU

Com nome de filme, o capitulo trata do que ocorreu em 2008 com o mercado mundial, que foi abalado com a crise imobiliária nos EUA. O autor assim passa claramente como uma jogada econômica afeta o mundo de forma positiva em um momento, masposteriormente gera o maior caos econômico visto desde a grande depressão.
Como dito pelo autor, “os bancos americanos tinham descoberto como plantar dinheiro”. E fizeram isso, fazendo empréstimos, e de um jeito que lucravam sem correr riscos.
Para isso os bancos emprestavam uma quantia que ao ser paga teria seu valor, vamos supor duplicado. Para garantir que não tomaria o calote, a divida era vendidapara um terceiro, por um valor que cobria o valor do empréstimo e ainda gerava lucro para o banco, dessa forma se livrando dos riscos de um futuro calote.
É claro que tais dividas não eram vendidas para uma pessoa apenas, sendo assim o banco a quebrava em vários pedaços, vendendo para várias pessoas, diminuindo assim o possível grande prejuízo, de alguém comprasse a divida sozinha, além do maistornando possível tal negociação, já que não existe tanta gente no mercado com dinheiro para comprar uma divida sozinha.
Sendo assim, o investidor que comprava a divida com intenção de receber o valor devido ao banco pelo credor, sofrendo no lugar do banco os riscos de calote. Há, porém, a garantia que era o bem imóvel, o mercado de hipotecas que serve “para garantir o empréstimo em caso decalote.”.
Tais títulos de hipoteca assim ganharam o nome de CDOs, Collateralized Debt Obligations. Esses títulos criados em 1987, passaram a bombar mesmo nos anos 2000.
Vários países viram os Estados Unidos como garantia de um seguro investimento, sendo assim os CDOs caíram no gosto desses investidores.
Os bancos então passaram a comprar as casas para aqueles que pediam empréstimo e vendia sua dividasem forma de CDOs no mercado, dessa forma jogando todo risco no colo dos investidores.
Com o lucro sendo garantidos para os bancos, estes facilitaram os empréstimos para financiamento imobiliário de forma que maioria da população americana morava sobre um teto. Assim a procura cada vez mais aumentava enquanto as contruções de novas casas nem mesmo acompanhava a demanda, fazendo os preços subirem.Isso, porém, não fez a procura diminuir, na verdade impulsionou ainda mais as buscas, já que a valorização rápida dos imóveis fazia-se um investimento atrativo para muitos, em um mercado que previa o lucro de 100% encima do valor pago no período de cinco anos.
Vendo assim como lucro garantido, muitos estavam até hipotecando suas casas e comprando de volta do banco na mesma hora, dessa formalucrando no futuro e embolsando o dinheiro da venda. Nesse trecho é visto que tal atividade foi presente em um episodio de os Simpsons, onde Homer Simpson refinanciou sua casa para pagar uma festa.
Com o lucro advindo dessas praticas, o mercado foi impulsionado em diversas áreas, já que a partir dali, as pessoas podiam ter muito mais dinheiro nas mãos. Dessa forma, mercados como de fabricantes de TV,montadoras de veículos, turismo e muitos outros foram impulsionados em nível global. Quem investiu U$ 10 mil no google em 2004 por exemplo, pode receber em 2008 U$ 47 mil.
No Brasil muitas companhias mais que triplicavam seu dinheiro, foi dessa forma que a classe média virou maioria em nosso país. O pobre então se tornou classe média, e os já ricos subiram a um nível extraordinário.
Tudo issofoi muito bom, até seu basta. O que mantinha esse crescimento era o valor imobiliário, dessa forma apenas com a ideia de aumento dos valores desse setor, teríamos sustentabilidade para a tendência que existia no momento na economia global.
Para então manter os valores imobiliários lá no alto, e para conseguir mais compradores, já que a procura vinha diminuindo, os bancos americanos resolveram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do capítulo 3 do livro Crash
  • Resumo capítulo I do livro CRASH
  • Resumo capitulo 12 fundamentos de economia
  • Resumo-capítulo 10,11 e 12 capital
  • Resumo capitulos 10., 11., 12
  • Resumo capitulo 12 gest o do conhecimento
  • Economia Brasileira Resumo Capitulo 12
  • resumo do capitulo 12 do livro do kotler

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!