Resumo capitolos feb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cap XIX – Declinio a longo prazo do nível de renda: 1 metade de sec. XIX
Num país dirigido por uma classe de grandes senhores agrícolas escravistas, é necessário reconhecer q a primeira condição para o êxito daquela política teria sido uma firme e ampla expansão do setor exportador. A causa principal do grande atraso relativo da economia brasileira na 1 metade do sec. XIX, foi o estancamento desuas exportações.
Cap.XX – Gestão da economia cafeeira
A economia brasileira em meados do sec. XIX era caracterizada pela estagnação ou decadência. O problema brasileiro consistia encontrar produtos de exportação em cuja produção entrasse como fator básico a terra.com efeito, a terra era o único fator de produção abundante no país. Capitais praticamente não existiam, e mão de obra eraabundante. O segundo e principalmente o terceiro quartel do sec. passado são basicamente a fase de gestação da economia cafeeira. A empresa cafeeira permite a utilização intensiva da mão de obra escrava, e nisto se assemelha a açucareira. Entretanto, o café apresenta um grau de capitalização muito mais baixo do q a do açúcar. Organizada com base no trabalho escravo, a empresa cafeeira se caracterizavapor custos monetários ainda menores q os da empresa açucareira. No terceiro quartel do século, os preços do café se recuperam amplamente, enquanto os do açúcar permanecem deprimidos, criando-se uma forte pressão no sentido da transferência de mão de obra do norte para o sul do país. A etapa de gestação da economia cafeeira é tb a de formação de uma classe empresaria. A cidade do Rio representava oprincipal mercado de consumo do país .
Cap.XXI – O problema da mão de obra: Oferta interna potencial
Na metade do sec.XIX, existia no Brasil a inelásticidade da oferta de trabalho. Na população escrava do Brasil, a taxa de mortalidade era maior do q a da natalidade, isso indica as condições de vida extremamente precárias. O regime alimentar dos escravos nas plantações de açúcar era deficiente.No Brasil o crescimento estava em extensão, consistia em ampliar a utilização da terra q era disponível, mediante a incorporação de mais mão de obra. A chave de todo o problema econômico estava na oferta de mão de obra.
Cap.XXII – O problema da mão de obra: A imigração européia
A solução alternativa problema de mão de obra era fomentar uma corrente de imigração européia. A chave do problema dasexportações era a oferta de mão de obra. O imigrante vendia o seu trabalho futuro. O fazendeiro ficava com todas as vantagens. A partir dos anos 60, a questão da oferta da mão de obra tornou-se seria. A melhora nos preços do café fazia mais e mais atrativa a expansão da cultura, por outro lado, a grande alta dos preços do algodão. A evolução se inicia pelo sistema de pagamento ao colono. O colonopassa a receber um salário monetário, e um complemento a mais no momento da colheita. A solução veio em 1870, quando o governo assume o gasto do transporte dos imigrantes que deveriam servir a lavoura cafeeira.

Cap.XXIII – O problema da mão de obra: Transumância Amazônica.
Grande movimento de população (mão de obra) da região nordestina para a Amazônia. A economia amazônica entra emdecadência desde fins do sec.XVIII. A indústria de veículos terrestre a motor será o principal fator dinâmico da RI. A primeira fase da economia da borracha se desenvolve totalmente na região amazônica e esta marcada pelas grandes dificuldades q apresenta o meio. A população do nordeste estava ocupado desde o 1 sec. da colonização, 2 sistemas econômicos: açucareira e pecuária. A decadência da economiaaçucareira a partir da 2 metade do sec. XVII, determinou a transformação progressiva do sistema pecuário em economia de subsistência. O problema fundamental da economia brasileira era aumentar a oferta de mão de obra.
Cap.XXIV – O problema da mão de obra: Eliminação do trabalho escravo
Prevalecia a idéia de q a abolição da escravatura acarretaria o empobrecimento do setor da população q era...
tracking img