Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/36029/000817251.pdf?sequence=1

1- Dano moral é Segundo Maria Helena Diniz, é "Dano moral vem a ser a lesão de interesses não patrimoniais de pessoafísica ou jurídica, provocada pelo fato lesivo" 
O conceito propriamente dito de dano moral é indefinido pois cada autor traz uma ideia, porem o sentido de todos os conceitos traz o sentimentointerior do individuo para com ele mesmo e com a sociedade.
O dano moral, constituído por toda lesão não patrimonial que venha sofrer o individuo que causa repercussão no seu interior, é passível dereparação.

O ambiente familiar é propício à dissabores e discordâncias entre seus membros, pois sendo dissabores um sentimento ou sensação causada pela frustração de uma expectativa; uma contrariedade,contratempo, desprazer; Uma Sensação de desconforto ou descontentamento. Mesmo no ambiente familiar há suas divergências, até porque são pessoas diferentes, com pensamentos e atitudes distintas. Osdessabores em um ambiente familiar é mais comum do que se imagina, pois qualquer atitude de uma pessoa pode causar descontentamento à outra. Por exemplo um pai tem interesse de ver o filho, mas nãopoder visita-lo porque a mãe da criança não deixa, assim nessa criança poderá surgir o sentimento causado pela frustação de não ter o pai por perto, tendo o sentimento de rejeição.
Qualquer dessaborpode configurar dano moral? O dessabor só irá configurar dano moral quando o individuo for afetado em seu ânimo psíquico, moral e intelectual, podendo ser por ofensa à honra, privacidade, intimidade,imagem, nome ou seu próprio corpo físico. Assim, esse dano moral trata da violação de um direito juridicamente protegido, sendo afetado este, poderá ser compensado.
Um pai tem sua obrigação mínimapara com os filhos menores, de: dirigir-lhes a criação e educação; tê-los em sua companhia e guarda; conceder-lhes ou negar-lhes consentimento para casarem; nomear- lhes tutor por testamento ou...
tracking img