Resumo cap. 3 idalberto chiavenato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do capítulo III
do livro “Introdução a Teoria Geral da Administração”

A Teoria Geral da Administração, apesar de ter tido um lento princípio no século XIX, teve o seu verdadeiro pontapé inicial no começo do século XX com a Teoria da Administração Científica de Frederick Taylor, cuja ênfase é colocada nas tarefas, com uma tentativa de aplicação dos métodos científicos da mensuração eobservação aos problemas de administração de empresas focando, principalmente o aumento da eficiência industrial. Ao lançar as bases de sua teoria, Taylor estava preocupado com eliminar os rastros dos desperdícios e perdas sofridos pela industria e elevar a produtividade por meio da engenharia industrial. Procurou aplicar às operações manuais os mesmos princípios que os projetistas aplicavam àsoperações das máquinas no século XIX. Para tanto, ele identificava o trabalho a ser feito, decompunha-o em suas operações individuais, designava a maneira certa de realizar cada operação e, finalmente, reunia as operações na sequencia que permitia realizá-lo mais rapidamente e com maior economia de tempo e movimentos.
Podemos separar a construção da teoria de Taylor em períodos, o primeiro dos quaisequivale ao período de seu primeiro livro sobre gerencia de fábricas. Em dito período, Taylor se concentra em revogar a mentalidade da época, onde o foco era o pagamento por peça fabricada, o que causava segundo o teórico, que um funcionário bom, ao ver que recebia o mesmo tanto que um funcionário medíocre se acomodava e passava a produzir menos que sua capacidade total. Portanto, para contornartal problema Taylor postulou que o objetivo da Administração é pagar salários melhores para reduzir custos operacionais unitários, e para tal deviam-se aplicar métodos científicos de pesquisa e experimentos para estabelecer processos padronizados. Além disso, os empregados devem ser cientificamente escolhidos e colocados em lugares propícios de trabalho para que as normas sejam seguidas, sendo elestambém cientificamente treinados para aperfeiçoar suas aptidões e habilidades em executar uma tarefa para que a produção normal seja cumprida. A Administração por fim, necessita criar um ambiente de cordialidade de cooperação, para garantir a permanência de dito âmbito psicológico.
O segundo período de Taylor corresponde à evolução de sua Teoria, de modo a ser mais abrangente. Taylor, concluiuque a racionalização do trabalho operário devia ser acompanhada de uma estruturação geral para tornar coerente a aplicação de sua teoria no âmbito empresarial completo, ou seja, na empresa como um todo. Porém ao formular tal evolução de sua teoria, Taylor certificou que havia três males os quais afetavam as industrias da época: vadiagem sistemática dos operários, cujas causas eram variadas masinfluenciadas principalmente pelo engano disseminado entre os trabalhadores que o maior rendimento do homem e da máquina provoca desemprego, o sistema defeituoso de Administração que forcava os trabalhadores à ociosidade para proteger seus interesses pessoais e os métodos empíricos ineficientes onde o operário desperdiçava grande parte de seu esforço e tempo, desconhecimento das rotinas de trabalho,edo tempo gasto em dito trabalho, pela gerência e a falta de uniformidade das técnicas e dos métodos de trabalho. Para sanar ditos males, Taylor idealizou a sua Teoria Científica da Administração, onde de acordo com o próprio teórico seria formada 75% de análise e 25% de bom-senso. Taylor teve seu mérito na formulação de sua Teoria pois foi pioneiro em fazer com que a improvisação desse lugar aoplanejamento, o empirismo à ciência e também ao aplicar e encarar com seriedade e metodologia o estudo da organização. Apesar de sua atitude pessimista a respeito da natureza humana, devido ao fato que considerava o operário como irresponsável, vadio e negligente, Taylor se preocupou em criar um sistema baseado na intensificação do ritmo de trabalho em busca da eficiência empresarial.
A aplicação...
tracking img