Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. ANALISE SWOT

Segundo o autor Michel D. Hartline, O. C. Ferrell a analise SWOT é como catalisador para o desenvolvimento do plano de marketing da empresa. O principal papel da analise SWOT é ajudar o gerente de marketing a analisar o mercado, e desenvolver as estratégias da empresa.
Uma analise SWOT pode apontar diversos potenciais, dependendo de cada empresa, ou de departamentosespecíficos.
O gerente de Marketing tem que buscar o que a empresa faz de melhor e suas deficiências, onde a mesma desenvolve por recursos possuídos ou não possuídos.
A analise SWOT deve ser sempre focada no consumidor para obter maior sucesso, as forças são significativas apenas se forem para satisfazer as necessidades dos consumidores. Com isso o gerente de Marketing, poderá desenvolver estratégias queimpulsione essas forças, como uma vantagem competitiva no mercado, e ao mesmo tempo o gerente pode desenvolver estratégias para minimizar as fraquezas da empresa, estando sempre de olho no mercado externo.
Olhar apenas para dentro da empresa e esquecer seus concorrentes, pode aumentar ou ate mesmo impedir a capacidade de atender seus consumidores. A concorrência existe no mercado, e precisa estarsempre sendo analisada.
Quando identificadas as forças e fraquezas, o gerente pode desenvolver estratégias e ter um maior aproveito, e superar ate mesmo as ameaças da empresa.
Os autores ainda dizem que analise SWOT é projetada para ajudar a empresa a montar um plano estratégico.
O gerente de marketing precisa analisar pontos específicos para obter sucesso, tais como: não oferecer somenteprodutos diversificados, mas também soluções para os problemas. Realizar metas e objetivos depende de habilidades, juntando com forças e fraquezas, pode ser um grande diferencial. A Empresa precisa investir em áreas fundamentais, para transformar as ameaças do mercado em oportunidades. Os pontos fracos que a empresa não consegue trabalhar são limitações, mais podem ser diminuídas com boas estratégias.O gerente de marketing pode fazer avaliações dentro das concepções dos consumidores, funcionários, parceiros. Empresas bem sucedida tem desenvolvido capacidades e vantagens competitivas baseadas nessas analises.

RESUMO DO LIVRO ESTRATEGIA DE MARKETING
AUTORES: MICHEL D. HARTLINE, O. C. FERRELL
TRADUÇÃO QUARTA EDIÇÃO

2. ANALISE SWOT ou (FOFA)

Com base no livro AdministraçãoEstratégica dos Autores Peter Wrigh, Mark J.Kroll, Jhon Parnell em Seu Cap.3 Pag. 86,87.

Com base nos autores Peter Wrigh e Mark J. Kroll e Jhon Parnell subjacente à missão de uma empresa existe uma analise de seus pontos fortes e fracos internos e das oportunidades e ameaças impostas pelo ambiente externo.
O objetivo da analise é possibilitar que a empresa se posicione para tirar vantagem dedeterminadas oportunidades do ambiente e evitar ou minimizar as ameaças ambientais.
Com isso, a empresa tenta enfatizar seus pontos fortes e moderar o impacto de seus pontos fracos. A análise também é útil para revelar pontos fortes que ainda não foram plenamente utilizados e identificar pontos fracos a serem corrigidos. A contraposição das informações sobre o ambiente com o conhecimento das capacidades daempresa permite à administração formular estratégias realistas para que seus objetivos sejam atingidos.

Conclusão: de Acordo com o resumo supra Analise SWOT tem como objetivo apontar pontos fortes e fracos internos e externos dentro de uma organização para apontar seus pontos em destaque e pontos a serem melhorados e que muitas vezes seus administradores não teriam conhecimento.
No intuito demelhorar seus processos internos e externos para uma rentabilidade melhor da empresa melhorando seu ambiente interno e externo e adquirindo informação sobre sua administração atual podendo tirar vantagens em seus pontos de melhor atuação e minimizar ao Maximo seus pontos fracos e corrigir o maior número de ameaça que venham para a determinada empresa.

Conceitos de Idalberto Chiavenato...
tracking img