Resumo cap 16 da plt adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AÇÃO DISCIPLINAR

É a corretiva realizada sobre o comportamento de pessoas. As causas dessa ação podem residir em falhas humanas, seja pela precária definição das tarefas , pelo desempenho inadequado, por negligência ou desobediência a instruções, regras ou procedimentos. Sendo necessária a ação para orientar e/ou corrigir o comportamento de pessoas.
Seu propósito é reduzir a discrepânciaentre resultados atuais e os esperados, a ação disciplinar – para ser eficaz – deve ter as seguintes características:
1- Deve ser esperada: deve ser prevista em regras e regulamentos, previamente estabelecida e planejada, antes q ocorra o comportamento errado, com publicação de avisos e painéis (mostrando a regra e suas punições);
2- Deve ser impessoal: a ação disciplinar não deve punir umapessoa ou grupo, mas corrigir a situação e restabelecer a normalidade.
3- Deve ser imediata : a ação deve ser aplicada tão logo seja detectada.
4- Deve ser consistente : as regras e regulamentos devem ser feitas para todos , sendo justa, sem favorecimento ou preferencias pessoais.
5- Deve ser limitada ao proposito : tomada a ação o supervisor deve reassumir sua atitude normal. Trataro subordinado sempre como faltoso é puni-lo permanentemente, encorajando hostilidades desnecessárias.
A ação disciplinar pode ser positiva ou negativa:
Positiva: toma a forma de encorajamento, recompensa, reconhecimento, elogios, treinamento adicional.
Negativa : uso de advertências, castigos, admoestações (Advertência, reprimenda, observação com caráter de crítica ) .
Quando necessária aação negativa deve ser realizada em etapas crescentes, dependendo da infração cometida deve ser uma reprimenda ou admoestação verbal feita informalmente, as reincidências devem receber um crescimento progressivo nas penalidades cada infração sucessivas: advertência verbal formal, advertência escrita, suspensão e demissão da empresa.

TIPOS DE CONTROLES OPERACIONAIS

CUSTO – PADRÃO
Em geral asempresas utilizam o custo-padrão para elaborar seus orçamentos de produção , os padrões para material direto, MO direta e custo indiretos de fabricação são desdobrados em dois componentes :
* Preço-Padrão
* Quantidade-Padrão
É comum ambos os componentes serem separados porque a maneira de controla-los é diferente.
Em geral o preço dos materiais direto é controlado pelo departamento decompra , enquanto a
quantidade pelo departamento de produção.
A multiplicação desses dois componentes proporciona o custo-padrão por unidade para uma determinada categoria de custo.

Após planejado o custo padrão, segue-se o relatório de desempenho orçamentário que envolve os custos reais, as quantidades-padrão do volume atual de produção e as diferenças entre essas duas quantidades as quais sãodeterminadas variações de custos.
Com base no relatório do desempenho orçamentário, o administrador pode localizar as principais diferenças e tomar as medidas corretivas necessárias, o controle das possíveis variações dos componentes dos custos-padrões pode conduzir às situações retratadas como na figura abaixo.

CONTROLE DE ESTOQUE

Dá-se o nome de inventário ao volume de materiais ouprodutos em estoque.
O inventário permite flexibilidade em seu processo de produção/operação para ultrapassar períodos de excesso ou capacidade ociosa, enfrentar períodos de demanda irregular e para obter economias em compras de larga escalas. As empresas procuram reduzir todas as formas de custos, levando a reconhecer que a administração de compras e inventário é uma importante ferramenta deprodutividade.
Parcerias são negociadas entre fornecedores e compradores para operar de modo a reduzir os custos dos parceiros envolvidos.
O lote econômico de compra (LEC) é um método de controle de inventário que envolve a aquisição de um certo número de itens sempre quando o nível de estoque cai a um determinado ponto crítico. Quando alcançado esse ponto uma certa decisão é tomada automaticamente...
tracking img