Resumo - cap. 1 callister jr. ciencia e eng. dos materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo detalhado
Livro: Ciência e Engenharia de Materiais – Willian D. Callister, Jr.

Cap. 01 – Introdução
1.1 – Perspectiva histórica
Desde os tempos antigos o homem tem conhecimentosobre os materiais e suas diferentes características. Os chamados materiais naturais, como a madeira, a argila e a pedra foram os primeiros conhecidos pelos homens, mas apenas esses materiais nãosatisfaziam todas as necessidades, por isso o homem passou á desenvolver novos tipos de materiais á partir dos naturais, por esse motivo a evolução na área é constante, com a criação de novos materiais ápartir da exigência do mercado, e o melhoramento de materiais já existentes. Hoje dispomos de uma gigantesca diversidade de materiais, que satisfazem as exigências de sua aplicação.
1.2 – Ciênciae Engenharia dos Materiais
A diferença entre Ciência e Engenharia dos materiais é que a Ciência trabalha as relações que existem entre as estruturas e as propriedades dos materiais, e a Engenhariausa essas relações para criar padrões dos materiais, facilitando assim a fabricação e o uso deles. A Ciência e Engenharia dos materiais envolvem quatro importantes componentes, são elesrespectivamente: Processamento, Estrutura, Propriedades e Desempenho.
Para um melhor aproveitamento dos materiais é preciso seguir esse padrão, pois para o material ter uma boa estrutura ele depende de seuprocessamento, e para no produto final obter-se um bom desempenho, é necessário que o material tenha as propriedades adequadas.
A Estrutura de um material é tudo do que ele é feito, ou seja, essa écomposta desde sua estrutura subatômica até o que podemos ver á olho nu. As propriedades são respostas de um material que é exposto á diferentes condições de uso, como por exemplo, a torção de certomaterial á determinada força o causa uma deformação, caso fosse usado outro material, ele poderia ter quebrado ou poderia ter suportado sem nenhum tipo de deformação.
1.3 – Por Que Estudar Ciência e...
tracking img