Resumo Betapharm Corp.

456 palavras 2 páginas
Entradas

1. Reduzir despesas de compras: A Betapharm visava reduzir suas despesas de compras. A empresa era responsável por cerca de €7,5 bilhões em despesas anuais de produção ou de outras áreas (não-produção). A gerência pretendia reduzir esse montante em aproximadamente 12,5% durante 2004.
2. Leiloar gastos durante o processo de melhoria: Antes da decisão de adotar o sistema Emptoris ePass, a Betapharm testou os leilões reversos. Embora de início pessimista em relação ao processo, tanto a alta administração como o grupo de compras estavam agora empenhados nesse processo. A gerência leiloou aproximadamente €2,5 bilhões de gastos durante 2003.
3. Negociação: Para um produto ser leiloável, tinha que se prestar à negociação, dispor de, ao menos, três fornecedores dispostos a concorrer e possuir especificações e requisitos claramente documentáveis. Nos leilões, o custo era apenas uma parte da equação de compras.
4. Riscos: Betapharm comparava o risco de determinada estratégia de compras com o valor do gasto associado (ou seja, reduções potenciais no custo de propriedade total; uma dada estratégia de compras era adotada se o valor do gasto excedesse o risco).
5. Documentos: Elaborar uma negociação conforme os requisitos e premissas estabelecidos pela empresa Betapharm, documentando/informando todos tópicos no Escopo.

Ferramentas
1. Estratégia: Contar com um pacote de ferramentas sofisticadas que ajudavam no processo de compras. Esse pacote continha ferramentas de apoio à decisão, ferramentas analíticas e ferramentas de leilão/sourcing eletrônico.
2. Leilão Eletrônico: Para facilitar esse processo, a Betapharm adquiriu o sistema Emptoris ePass. Com esse sistema, a Betapharm emitia solicitações de informações (RFIs do inglês “requests for information”), realizava leilões reversos eletrônicos e solicitava ofertas lacradas.

3. Auditorias: A Betapharm realizava auditorias de qualidade de acordo com os padrões de qualidade ICHQ71, os preceitos da U.S. Food and

Relacionados