5115 19586 1 PB

5350 palavras 22 páginas
A NARRATIVA CONTEMPORÂNEA: INSTIGANTE ESPAÇO
DE CONVIVÊNCIA DA ARTE COM O LIXO

MARIA HELENA GARRIDO SADDI*

RESUMO
Este artigo é um estudo de Literatura Comparada. Desenvolve-se em torno de certa tendência da narrativa contemporânea para proceder a uma reciclagem literária do lixo, particularmente, dos restos mortais humanos, aí tomados como tal.
PALAVRAS-CHAVE: Narrativa contemporânea, lixo, sujeira, arte, morte.

Abrimos a nossa exposição, servindo-nos de uma perspectiva antitética, construída com as linhas ideológicas de dois fragmentos textuais – um, pertencente à poesia de Ronsard (século XVI); o outro, à prosa de Gutiérrez (século XIX). Ei-los:
Ainsi, en ta première et jeune nouveauté,
Quand la terre et le ciel honoraient ta beauté,
La Parque t’a tuée, et cendre tu reposes;
Pour obsèques reçois mes larmes et mes pleurs
Ce vase plein de lait, ce panier plein de fleurs,
Afin que, vif et mort, ton corps ne soit que roses.
(PIERRE DE RONSARD, 1545. Fragmentos do soneto “Sur une jeune morte”) Tirou a tampa de lata da porta, e um bafo de calor e cheiro de morto apodrecido lhe atingia o nariz.
[...]

* Professora da Universidade Federal de Goiás (Goiânia, GO).
E-mail: hgsaddi@gmail.com

Recebido em 30 de abril de 2008
Aceito em 2 de junho de 2008

– Tá bom, monstra, tá bom. Esta noite você vai para o buraco. Pare de apodrecer, porra! O que você é capaz de fazer só para encher o saco até depois de morta!... Não seja porca e monstra! Não apodreça mais...
Na escuridão, apalpou o cadáver. Rígido, frio, fedendo como o diabo. (PEDRO JUAN GUTIÉRREZ , Juan Gutiérrez, 2001. Fragmentos da narrativa O rei de Havana)

Antes, porém, de submetê-los ao enfoque contrastivo que nos propomos, parece-nos oportuna uma breve consideração sobre certo conceito alegórico de Stendhal. Conforme o escritor francês, “un roman est un miroir qui se promène sur une grande route. Tantôt il reflète à vos yeux l’azur des cieux, tantôt la fange des bourbiers de la route.” Ao que se pode ajuntar:

Relacionados