Resumo Atos dos Apostolos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 29 (7229 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 4 de janeiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto



Trabalho: Resumo do Livro de Atos dos Apóstolos, e o crescimento Orgânico, Quantitativo e Qualitativo da Igreja Primitiva.
O livro de Atos é o único livro histórico do NT, fala sobre o início da igreja e a ação do Espírito Santo na igreja e através dela. Lucas, o autor de Atos, inicia falando sobre a promessa do Pai (At 1:4-5,8; Lc 24:49) e a ascensão de Jesus; logo após, os discípulosreuniram-se no cenáculo onde ocorre a escolha apostólica de Matias
ATOS DE PEDRO

Atos Cap. 1
Ascensão de Jesus ao céu.
Após a morte, Jesus apareceu aos discípulos por quarenta dias. Disse-lhes para ficarem em Jerusalém, e esperar o batismo no Espírito Santo. Depois se elevou da terra aos olhos deles. Um anjo disse: Jesus voltará do mesmo modo que subiu. Voltaram para Jerusalém os onze e asmulheres, e ainda Maria mãe de Jesus e seus irmãos. Para ocupar o lugar de Judas Iscariotes junto aos doze, oraram ao Senhor, e escolheram Matias.
A morte de Judas Iscariotes.
Judas comprou um terreno com o dinheiro da venda de Jesus. Depois tombando para frente, se rasgou pelo meio, e derramou suas entranhas.
 
Atos Cap. 2
A vinda do Espírito Santo.
No dia de Pentecostes (50 dias após aPáscoa) os apóstolos e as mulheres se reuniram no cenáculo. Ouviu-se o ruído de um vento impetuoso que encheu a sala. Apareceram línguas de fogo, que repousavam sobre eles, e ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas. Em Jerusalém haviam Judeus de várias nações, que se aproximaram quando ouviram falar nas suas línguas. Uns se maravilharam, outros diziam que estavam bêbados. Primeiro discurso. Cristologia de Pedro.
Pedro disse: Homens da Judeia, atenção! Estes homens não estão embriagados, mas se cumpre o que disse o profeta Joel, que ‘derramarei meu Espírito sobre todos, profetizarão, terão visões e sonharão’. Senhores, Jesus de Nazaré homem de quem Deus tem dado testemunho realizando, por ele, milagres, prodígios e sinais, foi crucificado por ímpios, mas Deus oressuscitou dos mortos, pois a morte não podia retê-lo, conforme disse Davi: ‘Eu vejo o Senhor perto de mim, pois ele está ao meu lado para me defender, e não deixará minha alma na região dos mortos, nem conhecer a corrupção’. Irmãos, Davi morreu e foi sepultado, mas anunciou com estas palavras a ressurreição de Cristo. Jesus exaltado pela direita de Deus, recebeu do Pai o Espírito Santo, e oderramou como vocês veem. Então que todos saibam que Deus constituiu Jesus, como Senhor e Cristo.
Primeiras conversões. Batismo de Pedro.
Pedro disse: Arrependei-vos e sejam batizados em nome de Jesus Cristo para a remissão dos pecados, e receber o dom do Espírito Santo, pois a promessa é para todos que ouvirem o apelo de Deus.
Os primeiros cristãos.
Eles perseveravam na doutrina dos apóstolos, nasreuniões em comum, na divisão do pão e nas orações. Tinham o temor no coração. Viviam unidos, e tinham tudo em comum. Louvavam a Deus, e cativavam à simpatia do povo, e o Senhor cada dia lhes ajuntava outros, que procuravam a salvação.
 
Atos Cap. 3
Cura de um coxo.
Um homem coxo pedia esmolas na porta do templo. Um dia pediu a Pedro, que lhe disse: Não tenho ouro, mas te dou o que tenho. Emnome de Jesus, levanta e anda! Levantaram-no, e ele saltou e andou. Todos se admiravam, e louvavam a Deus. Pedro disse:
Segundo discurso. Cristologia de Pedro.
Homens de Israel, por que se admiram? Acham que nós o fizemos andar? O Deus de Abraão, Isaac, Jacó, e dos nossos pais glorificou seu servo Jesus, que vocês trocaram por um homicida (Barrabás), quando Pilatos queria soltá-lo, e mataram oPríncipe da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. Foi em virtude da fé em Jesus que este homem se curou. Sei irmãos, que fizeram isto por ignorância, portanto arrependam-se para se apagar seus pecados, e o Senhor enviará aquele que vos é destinado: Cristo Jesus. Pois Deus disse a Moisés: ‘O Senhor Deus vos suscitará um profeta semelhante a mim, a quem devem ouvir. Quem não ouvir será...
tracking img