resuminho de cinicos

391 palavras 2 páginas
Introdução A palavra cínico, vem do grego kynos argos que significa “cão ágil”, atribuindo ao simples e despojado modo de conduta dos cínicos. Eram cães por desafiarem as autoridades de Atenas, por se satisfazerem em publico, perambulando pelas ruas, esfarrapados, sem teto e nem conforto. Mostrar a insatisfação em atos “abusados”, de protesto sem se preocupar com convenções sociais.

Criação

*Antístenes de Atenas, discípulo de Górgias, virou inicialmente um socrático. Ma s divergindo das idéias deles, fundou a escola cínica.
*Antístenes admirava Sócrates, pelo o modo de vida humilde e simples. Ele o considera um exemplo de vida virtuosa, já que valorizava a auto-suficiência e a independência. Porém discordava de Platão, alegando que não existiam essências inteligíveis (ou seja, o mundo das ideias) e sim sós objetos corporais (ou seja, coisas naturais).
*Ele propôs uma teoria para explicar a natureza. Para ele existia a substancias:
- Compostas (são coisas deitas por mais de uma substancia simples, por exemplo: uma lança de pedra tem duas substâncias simples: madeira e pedra.)
-Simples (não é possível defini-las, já que elas são puras, por exemplo: água, fogo, terra)
*Eles, acreditavam que e para alcançar a virtude você tinha que viver como homem natural, você tinha que esquecer as convenções sociais, e viver do que a natureza oferece. Para viver uma vida ideal você tinha que abdicar das riquezas, poder, luxo e viver sem conforto. Para ele, o homem tinha que se desprender das necessidades inventadas pelo homem, se os homens não se desligassem a essas convenções, ele iria se escravizar para conseguir falsas morais e evitar falsos males (como a pobreza).

Ética

O bem é virtude(natureza)
O mal é o vicio( Em primeiro lugar , o prazer , que corrompe a alma e enlouquece.)
O resto indiferente (liberdade ou escravidão, honra ou vergonha, saúde ou doença) nem boa nem má.
A vida ética é aquele individuo que consegue trabalhar sem cessar como

Relacionados