RESULMO DA APOSTILA ‘O DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NA POLÍTICA NACIONAL POPULISTA.’ ”

1190 palavras 5 páginas
SALVADOR
2014

“RESULMO DA APOSTILA ‘O DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NA POLÍTICA NACIONAL POPULISTA.’ ”
“FHTMSS-02”

SALVADOR
2014
O desenvolvimento da comunidade na política nacional populista.
O estilo populista do governo apresenta-se, em tal conjuntura, como estratégia cooperadora dessas transformações, vindo a legislação trabalhista a constituísse em mecanismo central de efetivação da coalizão entre a nova burguesia industrial e as classes trabalhadoras urbanas.
Os anos de 1960 á 63 representão em particular um período de gestação da consciência nacional-popular e de engajamento de amplas camadas sociais na lutas pelas reformas de estruturais. Os processos de conscientização e de politização atingem a operários e camponeses estudantes e intelectuais. (pag. 57)
...Quanto mais o grupo em questão elaborar simultaneamente seus próprios intelectuais orgânicos. Valendo-se, pois, das brechas abertas nos francos do sistema, grupos diversos de intelectuais brasileiros prestam sua adesão aos interesses das classes subalternas - urbanas e rurais – tentando estabelecer com elas um vinculo orgânica e iniciar um movimento cultural de reforma intelectual.
O caráter audacioso do presidente, o estilo populista do seu governo e a percepção dinâmica operada no sistema político brasileiro asseguram-lho, todavia forças para sobrepujar as dificuldades e gerar um clima de otimismo e confiança no pais. A crise é por ele interpretada como uma transição, e a pobreza como um estado, bastando apenas (despertar as energias lentes e lançar os alicerces de uma nação poderosa, capas de proporcionar aos seus filhos dignas condições de existência).
Ao avaliar sua gestão em 1960, tentando justificar a ênfase do seu governo nas variáveis econômicas do desenvolvimento, o presidente afirma que a valorização do homem foi sua meta suprema e que ao deslanchar o processo de

Relacionados