RESTINGAS

Páginas: 5 (1183 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2013
INTRODUÇÃO
Restingas são ecossistemas costeiros desenvolvidos sob depósitos litorâneos que formam extensas planícies arenosas quaternárias, cuja origem pode ser atribuída a correntes de deriva litorânea, disponibilidade de sedimentos arenosos, flutuação do nível do mar e feições costeiras que propiciem a retenção de sedimentos. O termo restinga é usado para definir ecossistemas costeirosfisicamente determinados pelas condições do solo e pela influência marinha e fluvial (Figura 1 – a).
Fitogeograficamente, este termo é utilizado para denominar as matas das regiões mais secas, que crescem em terrenos planos e arenosos (Figura 1 – b), onde predominam formações sob as influências acima descritas, bem como a presença de vegetações halófita, limnófila, psamófila e litófila (Waechter, 1990;Araújo, 1992; Sousa, 2004).

Figura 1 – a) Aspecto geral de um ecossistema de restinga b) Detalhe da vegetação de restinga

CONCEITO DE RESTINGA
Restinga pode ser definida como um terreno arenoso e salino, próximo ao mar e coberto de plantas herbáceas características.
Segundo a Resolução CONAMA N°07 de 23 de julho de 1996, “entende-sepor vegetação de restinga o conjunto das comunidades vegetais, fisionomicamente distintas, sob influência marinha e fluvio-marinha. Estas comunidades, distribuídas em mosaico, ocorrem em áreas de grande diversidade ecológica sendo consideradas comunidades edáficas por dependerem mais da natureza do solo que do clima”.
No conceito botânico, restinga corresponde à vegetação que ocorre adjacenteao oceano nas planícies costeiras arenosas quaternárias (Araujo & Henriques, 1984)., sendo que as espécies que ali vivem (fauna e flora) possuem mecanismos para suportar os fatores físicos dominantes como: a salinidade, extremos de temperatura, forte presença de ventos, escassez de água, solo instável, insolação forte e direta, entre outros.
As restingas brasileiras caracterizam-se como umconjunto de ecossistemas variados fitofisionomicamente, refletindo diferenças geomórficas, pedológicas e climáticas, além de diferentes etapas sucessionais.
A restinga é uma área influenciada por alguns fatores ecológicos ambientais, como marés, ventos, chuvas e ondas, fato que torna o ambiente bastante dinâmico e mutável, tanto em curto quanto em longo prazo.
As restingas estão distribuídas ao longodo litoral brasileiro (linha amarela – Figura 2), numa extensão total de quase 5000 quilômetros, ocorrendo em 79% da sua costa. Na costa brasileira, elas ocorrem de maneira descontínua, desde 4o N a 34o S. As principais formações estão na Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Na Amazônia, as restingas ocupam uma área estimada em 1.000 km2 (Pires, 1973), correspondendo a menos de 0,1%dos demais tipos de vegetação da Amazônia. Essa distribuição norte-sul cria ao longo do litoral variações climáticas, o que confere uma grande diversidade ambiental e biológica para as restingas brasileiras.
No ambiente de restinga, uma característica bastante marcante é a presença de grande quantidade de dunas, que são formações arenosas que se acumulam pela ação do vento. As dunas podem variarde forma, posição e tamanho, dependendo dos ventos dominantes. Além disso, podem ser móveis, ou fixas, se forem cobertas por alguma espécie vegetal (Figura 3).
A formação destes depósitos arenosos é de origem quaternária e, através de diversas pesquisas realizadas no litoral Sul e Sudeste do Brasil, tornou-se clara a compreensão das características geomorfológicas de amplas áreas desedimentação. Seus solos são chamados de Neossolos Quartzarênicos (EMBRAPA, 2007).

Figura 2 – Distribuição das restingas no litoral brasileiro


Figura 3 – a) Dunas fixas, cobertas pela vegetação b) Dunas móveis, sem cobertura vegetal

FORMAÇÃO DAS RESTINGAS BRASILEIRAS

As restingas começaram a surgir há milhares de anos, com o recuo do mar, e ainda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Restinga
  • restinga
  • Restinga
  • Restingas
  • restingas
  • Restinga
  • restinga
  • Restinga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!