Restingas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1091 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Restingas
Conceito
O termo "restinga" é usado vulgarmente para designar um conjunto de dunas e areais costeiros, revestidos de vegetação baixa.
A Geologia usa o termo para designar formações sedimentares arenosas costeiras, de origem recente (alguns milhares de anos) e com variados aspectos: planícies, esporões, barras, etc.
A Biologia tem empregado o termo para expressar um tipo decomunidade vegetal litorânea determinada por condições edáficas (de solo), arenosas, e pela influência marínha.
Ecológicamente, as restingas são ecossistemas costeiros, físicamente determinados pelas condições edáficas (solo arenoso) e pela influência marinha, possuindo origem sedimentar recente (início no período Quaternário), sendo que as espécies que aí vivem (flora e fauna) possuem mecanismos parasuportar os fatores físicos dominantes como: a salinidade, extremos de temperatura, forte presença de ventos, escassez de água, solo instável, insolação forte e direta, etc.
As restingas estão distribuídas ao longo do litoral brasileiro (linha amarela) e por várias partes do mundo.
Essa distribuição norte-sul cria ao longo do litoral variações climáticas, o que confere uma grande diversidadeambiental e biológica para as restingas brasileiras.
Formação
As restingas começaram a surgir há milhares de anos, com o recuo do mar, e ainda hoje estão sob um dinâmico processo de montagem-desmontagem
Na formação das restingas entram quatro fatores básicos:
1. Oferta de sedimentos - areias; o tipo de sedimentos varia com as fontes, que em geral são as rochas costeiras, ou o material existente nofundo oceânico, ou trazido do interior do continente pelos rios.
2. Correntes de deriva - são as correntes paralelas à costa, formadas pelas ondas que chegam oblíquamente. Essas correntes transportam os sedimentos.
3. Obstáculos retentores - ilhas, recifes, pontais, etc, que barram o fluxo de sedimentos, formando bancos de formas diversas; obstáculo retentor também pode ser a força de saída dafoz de um rio, formando uma barreira de água.
4. Variação do nível do mar - essa variação permitiu há alguns milênios atrás que os bancos de areia, antes submersos, fossem expostos como terra firme; a variação do nível do mar também determina a linha de arrebentação das ondas e o deslocamento dos bancos de areia. Quando o nível do mar sobe, o mar avança (transgressão), quando desce, ele recua(regressão), deixando bancos de areia e outros sedimentos - as restingas.
Estrutura
Esses são os quatro ambientes típicos de restinga:
Comunidade halófila - faixa livre do alcance das ondas e marés diárias, mas ainda sujeita à força das ressacas. A vegetação aí é formada por espécies rasteiras, herbáceas, capazes de conviver com a salinidade elevada, a exposição direta ao sol, aos ventos e aosextremos térmicos, sem falar da extrema pobreza em nutrientes do solo arenoso.
Vegetação esclerófila - faixa onde o mar não chega mais; os fatores dominantes são a maresia, os ventos, a insolação e a pobreza do solo em nutrientes e água. A vegetação forma um denso emaranhado de ramos, espinhos e folhas, de aspecto ressecado - e "aparado", por causa do efeito abrasivo do vento. Quando essa massa formaum "manto" impenetrável, é chamada Thicket; quando possui o aspecto de um jardim com trilhas (de cima parecendo um mosaico), chamamos de Scrub.
Comunidade hidrófila - faixa entre dunas ou de borda das lagunas. São locais úmidos a alagados, por acumulo de água das chuvas, ou por afloramento do lençol freático, ou por serem antigos leitos de lagunas, colmatadas. A água aí costumam ser salobra. Asplantas formam matas paludosas, ou brejos herbáceos e arbustivos.
Mata seca - é um ambiente de transição entre restingas e a vegetação continental mais antiga, como a Mata Atlântica ou a Caatinga. O solo já apresenta melhores condições de fertilidade e de água, e o microclima já é ameno. A mata apresenta níveis herbáceos, arbustivos e arbóreos, com bom número de epífitas e cipós.
Conservação...
tracking img