Restaurante rancho do leo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACEMG – Faculdade de Ensino de Minas Gerais
PIM – Projeto Integrado Multidisciplinar
Curso Superior de Tecnólogo em Gestão Comercial















RANCHO DO LEO


























Belo Horizonte
2012





RANCHO DO LEO









Trabalho de Conclusão do 3º Período para obtenção de crédito na disciplina, do Curso Superior deTecnólogo em Gestão Comercial apresentado a FACEMG – Faculdade de Ensino Superior de Minas Gerais.






















Belo Horizonte
2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4
2. MERCADO 5
2.1. Características 6
2.2. Aspectos históricos 6
2.3. Relevância 7
2.4. Atualidade 7
2.5. Visão de Futuro 8
3.EMPRESA 8
3.1. Denominação e forma de constituição da empresa 8
3.2. Perfil 8
3.3. Participação no mercado 9
Foto 1 10
Foto2 10
3.4. Colaboradores 10
3.5. Principais Concorrentes 11
3.6. Projeções Futuras 11
4. PROBLEMATICA 12
4.1. Introdução 12
4.2. Abordagem 12
4.3. Desenvolvimento conceitual baseado em cada disciplina 13
5. SOLUÇÕES 14
5.1. Apresentação 14
5.2. Defesa 14
5.3. Estudode caso 14
6. CONCLUSÃO 14
Questionário – Clientes 15
7. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
1. INTRODUÇÃO


O mercado de bares e restaurante da cidade de Belo Horizonte – MG e um ambiente altamente competitivo e com clientes cada vez mais exigentes, é notável que as empresas tendam a montar estratégias para atrair cada vez mais o público-alvo, fidelizar os clientes e criar diante dos seusconcorrentes um fator de diferenciação difícil de igualar.

A empresa adotada para este trabalho foi o Rancho do Leo, criada em 12/05/2010 e reposicionada no mercado em 19/10/2011, com uma nova sociedade. Os sócios da empresa não têm formação superior nem experiências no ramo de bares e restaurantes, bem como no seu quadro de funcionários não há um gerente experiente ou com formação nas áreas afins.O objetivo deste trabalho é tentar ajudar a empresa Rancho do Leo a criar um planejamento estratégico para a captação de novos clientes, classificação dos produtos e plano de negócios para auxiliar no desenvolvimento da empresa para atingir seus objetivos futuros.

Para realização deste projeto inicialmente foi feita a pesquisa bibliográfica sobre os seguintes temas, plano de negócios,marketing de relacionamento e classificação dos produtos. Foi realizada uma entrevista com os sócios da empresa a fim de expor o objetivo do trabalho, análise da estrutura organizacional, coleta de informações acompanhamento e observação sobre as práticas de atendimento adotadas na organização.








2. MERCADO


A cidade de Belo Horizonte é mundialmente conhecida pelo grande número debares e restaurantes, esta fama chegou a ser publicada no jornal New York Times no dia 27 de outubro de 2007, segundo o texto (“A cidade não tem praia, não tem a "loucura" do carnaval e nem grandes atrativos, mas tem bares em grande e excelente qualidade”).

De acordo com a Regional Mineira da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) são mais de 12 mil estabelecimentos na capital,movimentando R$ 216 milhões mensalmente, a média é de aproximadamente um bar para cada 187 moradores.

Em 24 de junho de 2009 foi sancionada a lei 9.714 que declara oficialmente a cidade de Belo Horizonte como a “Capital Mundial dos Botecos”, onde se compreendem botecos como os bares, restaurantes e assemelhados. Ainda ficou estabelecido o dia municipal dos botecos, que é comemorado todo terceirosábado do mês de maio.

Com o titulo de capital mundial dos Botecos o município de Belo Horizonte tornou- se referência no mercado de bebidas e produtos gastronômicos, alem de festivais promovidos pela cidade como o famoso “Comida di Buteco” o maior evento gastronômico de Belo Horizonte, que atrai clientes de todas as regiões.

Os comércios da capital são frequentados pelas diversas classes...
tracking img