Respotas cap 8 - val dusek - a natureza humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 8 – A NATUREZA HUMANA: CONFECÇÃO DE FERRAMENTAS OU LINGUAGEM?
1 - Você vê a confecção de ferramentas e a linguagem humanas como parte de um contínuo quantitativo com a fabricação deferramentas e a linguagem animais ou você vê uma ruptura qualitativa entre as capacidades humanas e animais, no caso?
A confecção de ferramentas e a linguagem humanas são virtudes que tornam diferentes ohomem dos demais animais. Para que o homem seja um ser social ele precisa possuir a capacidade da linguagem (humana) e é através dela que o mesmo consegue interagir com o outros, o que mostra que ambospossam modificar o meio onde vivem.
2 - Qual é seu julgamento quanto a qual, se alguma, é mais fundamental para a natureza humana, a confecção de ferramentas ou a linguagem?
Acredito napossibilidade da linguagem ser mais fundamental para a natureza humana do que a confecção de ferramentas, já que para ocorrer essa confecção é necessária a comunicação, que se dá através da linguagem, e tambémé a linguagem que forma as relações pessoais, que faz com que os seres possam se relacionar uns com os outros, assim, formar laços que são sua essência (como família, amigos, etc.), função que aconfecção de ferramentas não faz.
3 - Se distinguimos o trabalho alienado do trabalho não alienado, a afirmação de Arendt de que Marx tem mais de um conceito de trabalho ou um conceito ambíguo de trabalhoainda é valida?

Sim, a afirmação de ambiguidade é válida, pois quando Marx conceitua o trabalho como produtor do mundo e do ambiente humanos, ele afirma também que o mesmo merece ser anulado. Otrabalho é considerado insensato, pois, por sua vez uma possui carga “exploradora” e “desumanizadora”, porém também possui lucidez, já que Marx o conceitua também como “criativo e positivo”. Logo HannahArendt foi feliz em sua afirmação quando diz que os conceitos de trabalho, para Marx, são ambíguos.

4 - A natureza recorrente da fabricação humana de ferramentas (produzir ferramentas para fazer...
tracking img