Provas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal Goiano – Campus Iporá Curso: Técnico em _________ integrado ao Ensino Médio Disciplina: QUÍMICA – 1º ANO Professor: Dylan Ávila Iporá, 09 de abril de 2012. Aluno(a):__________________________________________

LISTA DE EXERCÍCIOS DE QUÌMICA.
01 - (Unimontes MG) A figura abaixo mostra o experimento de Rutherford com o uso de uma lâmina de ouro e partículas .

Supondo queesse experimento fosse realizado com átomos que tivessem a estrutura proposta pelo modelo de Thomson, pode-se afirmar que a) b) c) d) as partículas  atravessariam a lâmina de ouro, sendo observados poucos desvios. o anteparo apresentaria manchas luminosas dispersas de forma homogênea. os átomos da folha de ouro impediriam totalmente a passagem das partículas . os núcleos e elétrons dos átomos dalâmina de ouro absorveriam as partículas.

02 - (UFG GO) O esquema a seguir representa de modo simplificado o experimento de J. J. Thomson. Um feixe de partículas sai do cátodo, passa através de um orifício no ânodo e sofre a influência das placas metálicas A e B.

De acordo com esse esquema, o feixe se aproxima de A quando a) b) c) d) e) as placas A e B forem negativas. a placa A for negativa ea B, positiva. a placa A for positiva e a B negativa. as placas A e B forem positivas. as placas A e B forem neutras.

03 - (UEG GO) Em 1911, Rutherford e colaboradores realizaram o experimento mostrado na figura abaixo:

i – a maioria das partículas , sem sofrer algum desvio, atravessaram livremente a lâmina, produzindo cintilações na chapa fluorescente. ii – ocasionalmente, porém, algumaspartículas  eram desviadas de sua trajetória, ao atravessarem a lâmina, produzindo cintilações em pontos afastados da região de incidência da grande maioria das demais partículas . iii – muito raramente, algumas partículas  eram refletidas ao incidir sobre a lâmina de ouro. CARVALHO, Geraldo Camargo de. Química moderna. São Paulo: Scipione, 1997 p. 15. (Adaptado). Sabendo que as partículas são carregadas positivamente e de acordo com o contexto e as informações apresentadas na figura, a) comente como as observações colhidas no experimento contribuíram para Rutherford propor o seu modelo atômico. b) comente a falha do modelo de Rutherford, segundo a física clássica, e como Bohr aprimorou esse modelo. 04 - (UFOP MG) A evolução da Teoria Atômica se deu através de modelos e conceitospropostos por diversos cientistas com base em suas experiências e observações. O conceito de matéria, como uma massa de carga positiva uniformemente distribuída, com os elétrons espalhados de modo a minimizar as repulsões eletrostáticas, pode ser creditado a: a) b) c) d) Bohr. Dalton. Thomson. Rutherford.

05 - (UFPA) No estudo do átomo, geralmente causa admiração a descoberta de Rutherford ecolaboradores a respeito da dimensão do núcleo atômico em relação ao tamanho do próprio átomo. É comum, em textos de química, o uso de uma analogia em que um objeto redondo é colocado no centro do campo de futebol, do estádio do Maracanã, para ajudar na visualização de quão pequeno é o núcleo atômico. Na tabela 1, abaixo, encontram-se os diâmetros de alguns “objetos” redondos e o diâmetro internoaproximado do estádio do Maracanã.
Tabela 1 : Diâmetros de objetosredondos Objeto Grão de areia Bola de ping- pong Bola de futebol Estádiodo Maracanã Diâmetro 0,5mm 40mm 22cm 200m

Considerando-se a razão de diâmetros núcleo/átomo, encontrada na experiência de Rutherford, é correto afirmar: a) A analogia que usa a bola de ping-pong apresenta a melhor aproximação para a razão de diâmetros núcleo/átomo.b) A analogia que usa o grão de areia apresenta a melhor aproximação para a razão de diâmetros núcleo/átomo. c) A analogia que usa a bola de futebol subestima a razão de diâmetros núcleo/átomo em duas ordens de magnitude. –4 d) A analogia que usa a bola de ping-pong superestima a razão de diâmetros núcleo/átomo em 10 ordens de magnitude. e) A analogia que usa a bola de futebol apresenta a...
tracking img