Respostas Exerc Cio C Lulas Tronco Transg Nicos

2376 palavras 10 páginas
CURSO TÉCNICO EM BIOTECNOLOGIA – SUBSEQUENTE
Aluno(a): ____________________________________________________
Professor(a): Fábio Zanella

Módulo: I

Data: ________________

Comp. Curricular: Genética Aplicada

Atividades sobre Células-tronco, transgênicos e clonagem
CÉLULAS-TRONCO
1. Atualmente existem inúmeros estudos sobre o desenvolvimento dos tratamentos de indivíduos com células tronco, principalmente para tecidos cujas células não são capazes de se multiplicar, regenerando parte do tecido morto de um órgão afetado pela morte dessas células. Dentre os tecidos animais que NÃO se regeneram porque suas células adultas e maduras não são capazes de reproduzir, encontramos os tecidos: a)
b)
c)
d)

Nervoso e muscular
Nervoso e epitelial
Sanguíneo e ósseo
Ósseo e muscular
e) Epitelial e muscular
2. Após a fecundação, a célula-ovo inicia o processo de divisões celulares sucessivas, originando várias células iguais, que, pelo processo de diferenciação celular, irão originar os diversos tecidos do futuro organismo. Esse processo é denominado de totipotência, principal característica das células-tronco embrionárias. Considere que um grupo de pesquisadores desenvolve estudos com células-tronco nãoembrionárias e necessita utilizar células com potencial de originar diferentes tipos celulares. Para o sucesso dessa pesquisa, dentre os tipos celulares citados abaixo, o mais recomendado é o de:
a) células do epitélio intestinal
b) células da glia
c) células adiposas
d) células da medula óssea vermelha
e) células musculares
TRANSGÊNICOS
3. A enzima poligalacturonase, que digere a parede celular de células vegetais, é a principal responsável pela maturação de frutos como o tomate. Para retardar o amadurecimento e evitar as perdas durante o armazenamento, utilizou-se uma técnica na qual o gene que codifica a enzima citada foi inserido, de maneira invertida, no genoma de um tomateiro.
O esquema adiante mostra os produtos da transcrição do gene normal da enzima e do gene inserido,

Relacionados