Resposta do portal do aluno anhaguera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://pt.wikipedia.org/wiki/Receptor_GABA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Endorfina
http://www.ativo.com/Canais/Pages/Oque%C3%A9aendorfinaComoelaagenocorpo.aspx
http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=153



NEUROTRANSMISSORES

Em nosso organismo, todas as respostas interneuronais, sejam elas excitatórias ou inibitórias, são mediadas por substâncias denominadasneurotransmissores. Os neurotransmissores são liberados na sinapse nervosa, entre o axônio de um neurônio e os dendritos de outro(s), por ocasião da passagem de um estímulo elétrico interneuronal. Os neurotransmissores podem ter caráter excitatório (facilitando a despolarização ou “disparo” do neurônio seguinte) ou inibitório (dificultando esse “disparo”, mediante hiperpolarização ou “estabilização” do neurônioseguinte). Hoje, são conhecidos mais de 30 destes mediadores bioquímicos. Cada tipo de neurônio e cada região de nosso cérebro tem capacidade de produzir e possui afinidade para um ou mais neurotransmissores.

Ácido gama-amino-butírico (GABA)

O Ácido Gaba é o neurotransmissor mais abundante no SNC (Sistema Nervoso Central), atuando de forma inibitória no cérebro e no tronco cerebral. E secretadono cerebelo, gânglios da base, e em diversas áreas corticais. O GABA é capaz de atuar no locus ceruleus - um dos centros-chave do sono. Após ser sintetizado e liberado nas sinapses nervosas, ele interage com o complexo macromolecular dos receptores GABA, o que resulta na abertura de um canal de íon cloro-específico (cloro-ionóforo). A abertura do canal de cloro propicia um influxo aumentadodestes íons (de carga negativa) para o interior do neurônio, hiperpolarizando a célula. O que diminui a probabilidade da mesma atingir seu limiar de disparo e, por conseguinte, conduzir algum estímulo (inibição neuronal). O GABA exerce ações semelhantes também no hipotálamo e na porção anterior do cérebro, regiões igualmente envolvidas na gênese do sono. É importante destacar que a maior liberação deGABA ocorre justamente durante o sono natural. Mais ainda, estudos de ultra-estrutura e de imuno-histoquímica revelaram que os complexos macromoleculares de receptores GABA apresentam as seguintes particularidades que se dividem em duas subpopulações de receptores GABA.

GABA-A: Os receptores GABA-A são bem caracterizados, e desempenham papel importante na gênese do sono, são receptoresmetabotrópicos transmembranares, ativados pelo ácido gama-aminobutírico (GABA), ligados a uma proteína G em canais de potássio. Esses receptores são encontrados na região periférica e central do sistema nervoso autônomo.

GABA-B: Os receptores GABA-B podem estimular a abertura dos canais de K+, o que faz com que o neurônio ao equilíbrio do potencial de K+, hiperpolarizando o neurônio. Isto evita a aberturados canais de sódio, evita que o potencial de ação dispare, impede a abertura dos canais de Ca2+ dependente de voltagem, e por isso impede a liberação de neurotransmissores. Assim os receptores GABAB são considerados receptores inibidores.


Endorfina

A endorfina é um neurotransmissor, uma substância química utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso. É um hormônio, uma substânciaquímica que, transportada pelo sangue, faz comunicação com outras células, ela é o hormônio do prazer.

Sua denominação se origina das palavras "endo" (interno) e "morfina" (analgésico).

Foram encontradas 20 tipos diferentes de endorfinas no sistema nervoso, sendo a beta-endorfina a mais eficiente pois é a qual dá o efeito mais eufórico ao cérebro. Ela é composta por 31 aminoácidos. A endorfina éproduzida em resposta à atividade física e durante o orgasmo, visando relaxar e dar prazer, despertando uma sensação de euforia e bem-estar.

Efeitos principais das endorfinas:

- Melhoram a memória;
- Melhoram o estado de espírito (bom humor);
- Aumentam a resistência;
- Aumentam a disposição física e mental;
- Melhoram o nosso sistema imunológico;
- Bloqueiam as lesões dos vasos sanguíneos;...
tracking img