Resposta da planta a luz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESPOSTA DA PLANTA À LUZ



Jessica Estefânia SANTOS



Resumo

A percepção de mudanças na radiação ambiental é de enorme relevancia para a maioria dos organismos, entretanto, essa capacidade de percepção é especialmente importante para as plantas. As plantas são capazes de detectar se estao sombreadas, sob luz plena ou, ate mesmo, inico ou final do dia. A luz é, portanto, umsinal ambiental que ao ser percebido, desencadeia mudanças no metabolismo e desenvolvimento da planta. A percepçao do sinal luminoso requer que a luz seja absorvida e torne-se fotoquimicamente ativa, fato que só é possivel atraves dos fotorreceptores. Esses fotorreceptores se classificam em tres grupos principais, os fitocromos, criptocromos e os receptores de luz UV-B. Apenas uma porçao da luzvisivel contribui para o crescimento das plantas, porção que corresponde a comprimentos de onda entre 400 e 700 nm.

Palavras-chave: Radiação Ambiental, Fotorreceptores, Fitocromo.
INTRODUÇÃO


A percepção nas mudanças de radiação ambiental é de grande valor para a maioria de seres vivos. Porem, essa capacidade mostra-se especialmente importante para organismos sésseis, como as plantas. Para elas,a luz é um recurso ambiental que fornece energia para a biossíntese de todas as moléculas orgânicas.

As plantas são capazes de perceber se estão sombreadas, sob luz solar integral ou, ainda, se estão no inicio ou final do dia, a partir da percepção de gradientes de luz e diferenças na composição espectral.

A luz é, deste modo, um sinal ambiental que desencadeia, ao ser percebido, mudançasno metabolismo e desenvolvimento das plantas. Os constituintes informativos presentes na luz podem ser usados pelas plantas de diversas maneiras e, consequentemente, provendo mudanças em seu crescimento, forma e reprodução.

Essa percepção de sinal luminoso solicita que a luz seja absorvida e torne-se fotoquimicamente ativa, processo este realizado por fotorreceptores.
O fitocromo e cryptocromo,por exemplo, estão envolvidos na maior parte dos processos fotomorfogenicos em plantas.

O processo pelo qual a luz regula as proteínas e o desenvolvimento das plantas é denominado fotomorfogênese (Kendrick & Kronenberg proteinas 1994).
DESENVOLVIMENTO


1. A Luz e as Plantas


A luz é fundamental para o desenvolvimento das plantas. As plantas não podem crescer de maneira sadia com aausência total de luz. Algumas, ainda, conseguem viver a partir de uma iluminação indireta, já outras necessitam de varias horas de exposição ao sol.

Vários processos e reações que acontecem em função da sobrevivência de uma planta dependem da energia absorvida pela mesma através da luz. Dentre estes processos, inclui-se a fotossíntese.

A fotossíntese é um dos principais processos no qual a luzé essência, mas não é o único. Durante o ciclo de vida vegetal, várias respostas, que conferem enormes vantagens no estabelecimento e na sobrevivência da planta, estão envolvidas com a duração e qualidade de vida, como germinação de sementes, inibição do alongamento caulinar, síntese de clorofila, expansão foliar e floração. O processo pelo qual a luz regula o desenvolvimento das plantas édenominado fotomorfogênese (Kendrick & Kronenberg 1994).

Muitos são os processos biológicos, tanto em animais quanto em vegetais, influenciados pela luz. Tais processos ocorrem na faixa do espectro designada luz visível, no qual varia de 400 a 700 nm.

Para que a luz possa controlar o desenvolvimento da planta, ela primeiramente deve ser absorvida. Essa absorção luminosa ocorre através de pigmentosque absorvem a luz e tornam-se fotoquimicamente ativos, funcionando como fotorreceptores.
[pic]

Fig.1: Espectro da luz. A faixa compreendida entre 400 e 700 nm é efetiva para a maioria dos processos fisiológicos. Comprimentos de onda da extremidade esquerda são denominados ultravioleta e aqueles da extremidade direita são denominados infravermelho.


2. Fotorreceptores


Os conteúdos...
tracking img