Responsabilidade sosioambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O conceito de responsabilidade socioambiental é bastante amplo, referindo-se à ética como principal balizadora das ações e das relações com os diversos segmentos. Assim, a questão da responsabilidade social empresarial e ambiental diz respeito à postura legal da sociedade empresária, à prática filantrópica por ela exercida ou ao apoio dado à comunidade, significando, dessa forma,uma mudança de atitude voltada para uma perspectiva de gestão empresarial com foco na qualidade dessas relações e na geração de valores para todos. Dessa forma, a discussão sobre responsabilidade empresarial frente ao meio ambiente é centrada na análise de como as sociedades empresárias interagem com o meio em que elas habitam e praticam suas atividades. Tal atuação seja esta responsável ou não, éque irá definir a tomada de decisões por parte da referida sociedade empresária, a definição de sua estratégia de gestão, se esta irá respeitar ou não a legislação ambiental vigente e quais os ganhos e perdas daí advindos como, por exemplo, perda de competitividade e mercado externo. Assim, a intenção presente neste trabalho é mostrar de que forma a manutenção de uma política de responsabilidadesocioambiental é vantajosa para as sociedades empresárias como um todo, pois, na medida em que, para a sociedade esta política garante a preservação ambiental, a melhoria da qualidade de vida, redução dos efeitos das mudanças climáticas globais, para as empresas possibilita novas oportunidades de negócios, um marketing social bastante favorável e ganhos de competitividade por meio de certificaçãoambiental que as diferenciarão positivamente de suas concorrentes, resultando em maior lucratividade.

1-
Podemos dizer que Responsabilidade Socioambiental é um processo contínuo e progressivo de envolvimento e desenvolvimento de competências cidadãs da empresa, com a assunção de responsabilidades sobre questões sociais e ambientais relacionadas a todos os públicos com os quais ela interage: ocorpo de colaboradores diretos , sócios e acionistas, fornecedores, clientes e consumidores, mercado e concorrentes, poderes públicos, imprensa, comunidade e o próprio meio ambiente.

2-
-Desmatamento: o desmatamento diminui a infiltração da água no solo e aumenta o escoamento superficial, diminuindo assim a recarga dos aqüíferos. Também causa o
-Assoreamento: de córregos e rios através docarregamento do solo pelo escoamento superficial o qual causa a erosão. O escoamento superficial também causa a lixiviação dos nutrientes do solo, empobrecendo o solo, o qual perde os seus nutrientes, e conseqüentemente precisa de mais adubos e fertilizantes. O desmatamento também causa alterações climáticas e desertificação.
-Impermeabilização do solo: ocorre devido ao asfaltamento e construções.Grande causadora de enchentes, causadas pelo aumento do escoamento superficial. Também contribui para a diminuição da recarga dos aqüíferos através da diminuição da infiltração. Causa alterações micro-climáticas.
-Mudanças no regime hidrológico: causadas pelas alterações climáticas, geram chuvas mais intensas, e maior ocorrência de enchentes.
-Modificações ou destruição de ecossistemas:alterações no ciclo hidrológico e alterações climáticas causam as modificações ou destruição de ecossistemas, os quais são muito importantes como recursos naturais para a humanidade.

3-
Quando algo acontece e faz um trabalho dar errado. Nas organizações, o que mais se evita são problemas que causem alguma disfunção no andamento de alguma tarefa. Alguns podem ser evitados/controlados - fatores internos,já outros são problemas externos que estão além da capacidade da organização em resolvelo exemplo deslizamentos de terra, furacões etc.

4-
A ética compreende os princípios e padrões que orientam o comportamento do mundo dos negócios. O comportamento ético da organização é à base da responsabilidade social, expressa nos princípios e valores adotados pela empresa. Não há responsabilidade...
tracking img