Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO
7º semestre B

Sílvia Patuti – RA 002200500463

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Itatiba

2008

SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 03
1.1 Histórico 04
1.1.1 A Cidadania Corporativa..................................................................................06
1.1.2 Conceito de Responsabilidade Social 07

1.1.3 Responsabilidade Social nasEmpresas..........................................................08

1.1.4 Ganhos Empresariais a Partir da Responsabilidade Social.............................09

1.1.5 Perdas Empresariais Devido à Falta de Responsabilidade Social..................10
1.2 Importância da Responsabilidade Social 11
2. EMPRESAS QUE APLICAM RESPONSABILIDADE SOCIAL 11
2.1 Eurofarma – Projeto Institucional de Apoio a Portadoresde Deficiência 11
2.2 Banco Itaú – Projeto Cultural..............................................................................12
2.3 Natura – A Política do Meio Ambiente 12
2.4 CPFL – Programa de Valorização da Diversidade 13
2.5 Petrobrás – Projeto Social 13
2.6 Azaléia – Ações e Práticas Responsáveis em Várias Comunidades.................14
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
4.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

1. INTRODUÇÃO
Esse trabalho foi desenvolvido sob a orientação do Professor XXX e, para sua base, utilizou-se da textualidade de importantes autores, focando sempre a Responsabilidade Social e qual deve ser o papel das empresas perante a sociedade.
Neste estudo, apresentou-se o conceito de Responsabilidade Social nas empresas e a sua importância e, a fim deenriquecer e dar mais consistência à pesquisa analisou-se as atividades de algumas empresas, a Natura, o grupo CPFL Energia, o Banco Itaú, a Eurofarma, a Azaléia, a Petrobrás, com base no conceito acima.
Esse trabalho proporcionou um novo desafio de pesquisa, como também ampliou novos conhecimentos aos integrantes do grupo.

1.1 Histórico
Com a evolução da economia mundial, em pouco tempo asempresas viram-se obrigadas a mudar radicalmente suas estratégias de negócio para enfrentar a concorrência e os desafios e aproveitar as novas oportunidades decorrentes desta integração.
As empresas estão redefinindo seus papéis. Comprometendo-se cada vez mais com o conceito de desenvolvimento sustentável baseado na preservação do meio ambiente e na promoção dos direitos humanos, assumemsua vocação de agentes de mudança, não apenas econômica e tecnológica, mas também social. O conceito de Responsabilidade Social nas empresas começa a ser adotado como estratégia de gestão voltada para o sucesso, abrindo novas perspectivas para a construção de um mundo economicamente melhor e de uma sociedade mais justa.
Adotar posturas éticas e compromissos com a comunidade pode ser umdiferencial competitivo e um indicador de rentabilidade e sustentabilidade em longo prazo.

Com isso, cresce entre as empresas a visão de que uma prática de intervenção socialmente responsável traz ganhos para o seu negócio, sua imagem e, principalmente, para a sociedade.

Na era da informação e da nova economia são profundas as mudanças também no modo de as sociedades se organizarem e as suasexigências evoluem para com as empresas, seus produtos e serviços.
Esse contexto representa para as empresas a conquista de níveis cada vez maiores de competitividade e produtividade e introduz a preocupação com a legitimidade social de sua atuação.
No momento em que a imagem de uma empresa junto ao público consumidor, acionistas, funcionários, fornecedores e terceirizados é questãoimperativa no sucesso das vendas, a Responsabilidade Social aparece com força total.
Muito se debate sobre qual deve ser o papel da empresa perante a sociedade. A empresa deve ter como objetivo apenas maximizar seu lucro, ou deve estruturar-se como um componente social que objetive também a melhoria do bem estar da sociedade?
Atualmente muitas empresas participam de atividades sociais,...
tracking img