Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

CURSO: ADMINISTRAÇÃO – NOTURNO - AD102N
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
PROFª.: CLÁUDIA LOPES

A Responsabilidade Social na COELCE

Por: Gleice Nogueira de Souza

FORTALEZA
NOVEMBRO – 2007

Meus sinceros agradecimentos ao Sulivan Babosa pelo incentivo e por fornecer materiais para esta pesquisa.

S u m á r i o

Tema
ProblemaJustificativa
Objetivo Geral
Objetivos Específicos
Revisão de Literatura
Metodologia
Referências bibliograficas

T E M A

A Responsabilidade Social na COELCE

P R O B L E M A

Que impacto o programa de responsabilidade social da COELCE tem gerado para o estado do Ceara?

J U S T I F I C A T I V A

A escolha do tema para este projeto de pesquisa se dá num momento em que o mundointeiro se vê preocupado diante das atuais formas de interação do homem com a natureza. Vivemos uma crise provocada pelo modelo de produção, em que por anos o homem extraiu recursos da natureza sem se preocupar com as conseqüências. É necessário promover em todos os níveis hierárquicos a educação ambiental enfocando o senso de responsabilidade individual e o sentido de prevenção com relação ao meioambiente, através de capacitação e conscientização promovendo alternativas para diminuir a poluição através da redução e da reciclagem do lixo. É por esta razão que algumas empresas como a COELCE mantém projetos de responsabilidade social a fim de conscientizar as pessoas e incentiva-las a adotar novas atitudes do que se diz respeito ao meio ambiente. É importante que cada um de nós sejamosconscientes de que a proteção à natureza e ao meio ambiente deve ser considerada em qualquer atividade econômica, já que disto dependerão as gerações futuras.

O projeto da COELCE chamado ECOELCE incentiva à prática da coleta seletiva em troca de descontos significativos na hora de pagar a conta de luz e teve sua fase de testes iniciada no ano passado em dois bairros de Fortaleza, o programacontabilizou R$ 983,16 em créditos aos clientes, referentes a 11,7 toneladas de resíduos arrecadados para reciclagem, sempre respeitando o meio ambiente e comprometendo-se com a eficiência energética, devido à escassez dos recursos naturais não renováveis.
O Ecoelce tem como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade da reciclagem de lixo estabelecendo os procedimentos adequados para garantiro uso racional dos recursos e a minimização do impacto ambiental, contribuindo, assim, para o desenvolvimento sustentável demandado pela sociedade.

Ao participar do projeto ECOELCE, o cidadão ou cidadã estará contribuindo para o meio ambiente, economizando na sua conta de energia.

O B J E T I V O S

G E R A L

• Analisar o comportamento da população em relação à conscientização e anecessidade de reciclar o lixo

E S P E C Í F I C O S

• Verificar se há formação de consciência ecológica;
• Identificar mudanças nos hábitos dos consumidores;
• Compara os resultados alcançados com as expectativas do projeto.

R E V I S A O D E L I T E R A T U R A

Esta revisão de literatura se propõe a aprofundar, ainda que de forma introdutória, a teoria utilizadanesta pesquisa, sob o titulo “A Responsabilidade Social na COELCE”, tem como objetivo examinar os conceitos distintos, mas interligados, de responsabilidade social e de ética nos negócios. Compreendendo a dimensão legal, econômica e filantrópica da responsabilidade social.

A responsabilidade social no mundo dos negócios consiste na obrigação da empresa de maximizar seu impacto positivo sobre osclientes, proprietários, empregadores, comunidade, fornecedores e governo, e em minimizar o negativo.

A ética focaliza nesse contexto, as questões que influenciam o impacto positivo da empresa sobre a sociedade e minimizam o impacto negativo. Portanto, ética empresarial e responsabilidade social estão estreitamente vinculadas.

O apoio às mudanças sociais se faz com tecnologia e visão...
tracking img