Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
TAL 451 – GERÊNCIA NA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS













Responsabilidade Social












Nome Matrícula
Darlan Dornelas 52754
Diego Moreira 52757
Letícia Bastos 52746
Maíra Alves 52744Viçosa-MG
Novembro, 2008


Responsabilidade Social
1- Introdução
As transformações sócio-econômicas dos últimos 20 anos têm afetado profundamente o comportamento de empresas até então acostumadas à pura e exclusiva maximização do lucro. Se por um lado o setor privado tem cada vez mais lugar de destaque na criação de riqueza; por outro lado, é bem sabido que com grandepoder, vem grande responsabilidade. Em função da capacidade criativa já existente, e dos recursos financeiros e humanos já disponíveis, empresas têm uma intrínseca responsabilidade social.
O trabalho de buscar uma definição para Responsabilidade Social solicita inicialmente reflexões acerca do conceito de ética e do desenvolvimento do processo de cidadania. Etimologicamente a palavraresponsabilidade deriva do latim respondere, responder. Segundo o dicionário Michaellis, responsabilidade é “a qualidade de responsável”, que “responde por atos próprios ou de outrem”, que “deve satisfazer os seus compromissos ou de outrem”.
A Responsabilidade Social, como movimento mundial, vem tornando-se uma grande oportunidade para os negócios das empresas. A empresa que cumpre seu papel social,atrai mais consumidores e está investindo na sociedade e no próprio futuro. Uma empresa socialmente responsável é aquela que, além de ser ética nos seus negócios, preocupa-se com questões sociais.
A doutrina de responsabilidade social vê a empresa como elemento integrante da sociedade, sujeito de direitos e deveres, com certa liberdade de ação e uma responsabilidade correspondente ao alcancedesta liberdade. A motivação da empresa socialmente responsável, ao engajar-se em atividades de interesse social, é um compromisso com a sociedade e com aqueles que são atingidos pelas decisões da empresa.
O retorno social institucional ocorre quando a maioria dos consumidores privilegia a atitude da empresa de investir em ações sociais, e o desempenho da empresa obtém o reconhecimentopúblico.
1.1-Histórico
É necessário que se reveja a trajetória do ser humano e a formação das sociedades para entender um pouco melhor a extensão e a força do significado embutido no conceito de responsabilidade social.
Os avanços da civilização podem ser caracterizados por três grandes “saltos” dados pela humanidade ao longo de sua caminhada rumo ao progresso e à conquista de umconvívio mais saudável entre as pessoas e as nações.
O primeiro teria ocorrido com a revolução agropecuária, onde as mudanças ocasionaram alterações profundas na estrutura e organização dos grupos humanos. Nesse salto, os homens começam a usar sua criatividade e inteligência para construir a civilização, desenvolvem processos de escrita, materiais de trabalho e organizam a sociedade, deixando paratrás a vida nômade. Surge, então, a relação empregador-empregado, no qual o primeiro passa a usar a mão-de-obra, escrava ou remunerada, para aumentar seus lucros.
O segundo seria marcado pela revolução industrial, que alterou o caminho da história do homem. Neste período ocorreram intensas transformações na área do conhecimento, da tecnologia, das relações comerciais e na definição de umpaís organizado (Sociedade, Estado e Mercado). Foi então que implantou-se nos Estados Unidos um sistema democrático republicano, como também, a revolução francesa que derrubou o regime monárquico e abalou para sempre o conceito de poder centrado no sistema de monarquias.
O surgimento do terceiro salto ocorreu durante a segunda guerra mundial, cujas transformações foram ocorrendo numa...
tracking img