Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Responsabilidade Social
A pobreza, a Fome e a Desigualdade Social no Mundo Moderno

Resumo
Responsabilidade Social no mundo moderno pode parecer um tema simples, tendo em vista o quanto se fala nesse assunto. Envolve a sociedade em todos as suas formas para uma melhoria no uso dos recursos do planeta de forma a não degradar a natureza, prejudicar a comunidade a sua volta, e ainda gerar oslucros que são os principais objetivos de uma empresa. A falta dessa responsabilidade causa fome, pobreza e uma enorme desigualdade social, que deve ser combatida da melhor maneira, trazendo benefícios à sociedade em geral.
Palavras-chave: Responsabilidade Social. Organizações.

Abstract
Social responsibility in the modern world may seem like a simple subject, given how much is spoken about it.It involves all levels of society making best use of the planet's resources and not harming the environment or local communities, yet still generate profits which is the main aim of a company. Ignoring this responsibility can cause hunger, poverty and enormous social inequality. Looking after this benefits society in general.
Keywords: Social Responsibility. Organizations

INTRODUÇÃO

Esteartigo tem como objetivo demonstrar como a Responsabilidade Social é importante nas organizações e se faz presente para desenvolver um trabalho de parceria com todos os envolvidos no processo de funcionamento dessas organizações, buscando melhorar as condições de vida, lutando contra a fome, a pobreza e a desigualdade social no local onde então inseridos.
Através de uma rápida leitura quenorteiam esse assunto esse artigo demonstra como pode ser feito e como já é feito em algumas organizações.
*Economista, pós graduado em Análise de Sistemas pela UFRJ/NCE, professor da Faculdade Mauricio de Nassau – Campus Salvador
**Graduandos em Administração Da Faculdade Maurício de Nassau – Campus Salvador
Responsabilidade social
Responsabilidade Social diz respeito ao cumprimento dos deveres edas obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral. É um conceito, segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Com base nesse pressuposto, as empresas não podem direcionar seus interesses apenas para o proveito das mesmas, mas também como de outros detentores de interesses, como ostrabalhadores, as comunidades, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral.
Responsabilidade social corporativa
É o conjunto amplo de ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas, levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, atividades locais e governo. Essas ações otimizam oucriam programas sociais, trazendo benefício mútuo entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários e da própria população.
Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão ética e transparente que tem a organização com suas partes interessadas, de modo a minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. Ser ético e transparente quer dizerconhecer e considerar suas partes interessadas objetivando um canal de diálogo.
A responsabilidade social como estratégia de valorização de produtos/serviços: O objetivo não é apenas comprovar a qualidade dos produtos/serviços da empresa, mas também proporcionar-lhes o status de “socialmente corretos”.
A responsabilidade social como estratégia de relacionamento: Voltado para a melhoria daqualidade do relacionamento com seus diversos públicos-alvo, a responsabilidade social é usada como estratégia de marketing de relacionamento, especialmente com clientes, fornecedores e distribuidores.
As transformações sócio-econômicas dos últimos 20 anos têm afetado profundamente o comportamento de empresas até então acostumadas à pura e exclusiva maximização do lucro. Se por um lado o setor privado...
tracking img