Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Educação a Distância
Universidade Anhanguera – Uniderp


Cláudia Domingos dos Santos / 2309330881
Darlei Ferreira Gomes /2349463238
Fernanda Paula dos Santos Soares /2349463193
Lilian de Faria Guimarães /2307356248
Rosangela dos Santos /2317361939




TÍTULO: Responsabilidade social e o meio ambiente



Desafio de aprendizagem daDisciplina de Responsabilidade Social e Meio Ambiente do curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera-Uniderp. Sob orientação da Profª EAD: Djalma Silveira, e Profª tutora a distância: Talita Daiane Ruis



Belo Horizonte/MG
2011


Introdução:

Este trabalho temobjetivo principal descrever A política de Gestão Ambiental e de Responsabilidade Social com base nos conceitos fundamentais na busca do respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral, a realidade física e orgânica do meio ambiente, que pode compreender tanto um ecossistema como toda a biosfera. A metodologia utilizada para este estudo foi ocom base em pesquisas bibliográficas. O principal motivo deste trabalho é a importância da preservação do meio ambiente e a definição de responsabilidade social.
1° parte - Os conceitos e aplicações da sustentabilidade na questão do planejamento de ações ambientais direcionadas ao saneamento básico do município.

Nos parâmetros da enciclopédia sustentabilidade é um conceito que se refere àcontinuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana e nos dicionários estará definida como a capacidade de ser sustentável esse conceito quando aplicado em relação à atuação humana frente ao meio ambiente em que vive é plenamente compreendido. Nesse contexto, entendemos que sustentabilidade é a capacidade de um indivíduo, grupo de indivíduos ou empresas eaglomerados produtivos em geral; têm de manterem-se inseridos num determinado ambiente. O termo "sustentável" provém do latim sustentare  e o seu significado que é sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar. Desta maneira podemos entender a forma de como a capacidade de usar os recursos naturais e, de alguma forma, devolvê-los ao planeta através de práticas ou técnicas desenvolvidas a fimde que não devem empobrecer seu capital natural, que será transmitido as gerações futuras. . Para que isto ocorra é preciso um empreendimento humano que seja considerado sustentável, é preciso que seja:

• Ecologicamente correto, economicamente viável; socialmente justo e culturalmente diverso.

E nas décadas de hoje devido às mudanças climáticas, as crises no fornecimento de água devido àfalta de chuva e da destruição dos mananciais e a constatação clara e cristalina de que, se não fizermos nada para mudar, o planeta será alterado de tal forma que a vida como a conhecemos deixará de existir, e com isto vem sendo um debate sobre o meio ambiente e sustentabilidade. As organizações não governamentais se unem, ao redor do planeta, para discutir e levantar sugestões que possam trazera solução definitiva ou, pelo menos, encontrar um ponto de equilíbrio que desacelere a destruição que experimentamos nos dias atuais. E a conservação do meio ambiente e a sustentabilidade de projetos econômicos de qualquer natureza deve sempre ser a idéia principal e a meta a ser alcançada para qualquer governante.   A aplicação de políticas de sustentabilidade ambiental nas grandes cidades é umarealidade atualmente. Ela leva em consideração a sua capacidade da reposição de recursos que o planeta tem, visando manter medidas que permitam uma maior justiça social. Algumas mudanças de comportamento neste sentido já podem ser vistas, e esses reflexos positivos devem ser estimulados. Eles devem e podem servir de exemplo para as nações e governos, assim começando a implementação dessas...
tracking img