Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MBA EXECUTIVO
EM GESTÃO CORPORATIVA

DISCIPLINA: ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

TRABALHO
PRÁTICA SOCIALMENTE RESPONSÁVEL NA EMPRESA

Moisés Batista Rodrigues – RA 9111131
São Paulo – Março/2012
PRÁTICA SUGERIDA
RECICLAGEM DE PAPEL DESCARTADO NOS ESCRITÓRIOS
Nas atividades diárias das grandes empresas é comum a utilização de grande volume de papel para registro, validação econtroles das atividades e serviços executados. Isto torna os escritórios em grandes fontes geradoras de material reciclável, principalmente papéis. São descartados diariamente toneladas de papéis junto ao lixo comum, com a implantação de um projeto de reciclagem este papel descartado poderia retornar para as empresas e sociedade na forma de papel reciclado, efetivando um melhor aproveitamento do recursoe diminuindo o desperdício.
A diminuição do consumo de papel e o retorno do papel usado na forma de papel reciclado são medidas que garantirão os objetivos propostos para a preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida através da educação para a cidadania e da educação ambiental, além da economia de recursos financeiros.

EMPRESAS ONDE A PRÁTICA SOCIALMENTE RESPONSÁVEL SUGERIDAPODE SER IMPLANTADA
Escritórios a administrações de empresas com grande número de funcionários e que imprimem grandes quantidades de papel nas suas atividades diárias.

OBJETIVOS ESPERADOS

O Projeto de Reciclagem de Papel devidamente inserido no Programa de Qualidade Total das empresas integra a proposta de melhoria contínua tendo como objetivos a conscientização dos funcionários sobre odesperdício de papel no trabalho e sobre o reaproveitamento dessa matéria-prima na reciclagem de papel, economizando e gerando recursos financeiros e treinando e educando o colaborador para a cidadania e para a preservação de recursos naturais e financeiros.
A proposta de reciclagem de papel incorpora novos valores no ambiente de trabalho incluindo a preocupação com o meio ambiente na diminuição doimpacto ambiental e com a qualidade de vida.
Além disso, reforça a metodologia de implantação da prática da reciclagem, iniciando com a redução e reutilização dos papéis, que interferem diretamente nos métodos de trabalho na medida em que racionaliza e substitui os tipos de impressos utilizados diariamente e posteriormente introduz uma nova sistemática de separação destes papéis garantindo aqualidade da matéria-prima (celulose do papel usado) a ser reutilizada e o escoamento do papel obtendo-se dessa forma o papel reciclado.

“Uma tonelada de papel reciclado poupa 22 árvores do corte, consome 71% menos energia elétrica e representa uma redução de 74% na poluição atmosférica.” http://www.greencicla.com.br/reciclagem.asp

COMO IMPLANTAR

O acompanhamento do processo de educação etreinamento através de indicadores e mecanismos de avaliação garantirá o êxito do projeto com a participação de todos os funcionários como agentes do processo.
A reciclagem de papel deve ser implantada inicialmente em uma área piloto para adequação a um Programa de Qualidade Total.

Etapas de implantação:

1. Diagnóstico da situação atual – Levantar o volume de papel gerado diariamente,fonte, tipo de coleta disponível, destino final, população do prédio, freqüência de coleta, equipamentos e número de pessoas envolvidas, percentual do orçamento gasto com retirada diária de lixo.
2. Estudo Mercadológico sobre possível escoamento - Possibilidades para escoamento do papel: venda, contrato com terceiras, convênio, doação, etc.
3. Avaliação da quantidade de papel existente x destinofinal
4. Definição de sistemática de separação e escoamento de papel coletado seletivamente
5. Preparação de material para campanhas de marketing
6. Projeto Piloto
7. Descarte – separação de papéis recicláveis em fardos
8. Senso de Organização – Redução e Reutilização de Papéis
9. Lançamento da Campanha de Reciclagem de Papel Interna
10. Separação de papéis em coletores de...
tracking img