Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESPONSABILIDADE SOCIAL: SETOR PÚBLICO, SETOR PRIVADO e TERCEIRO SETOR
Maria Cristina Fogliatti de Sinay
Pós Graduação em Administração
Escola de Ciências Sociais Aplicadas
UNIGRANRIO

1.RESPONSABILIDADE SOCIAL: CONCEITOS, DESENVOLVIMENTO E NORMAS TÉCNICAS
1.1. CONCEITOS
A palavra “responsabilidade” vem do Latim “respondere”. Segundo o Dicionário Michaelis, responsabilidade consiste emresponder pelos atos próprios ou de outrem e está relacionado com o “dever” ou com a “obrigação” legal ou moral, e, portanto, à ética ou conjunto de hábitos de uma comunidade em relação a tradições, vivências e crenças.
As transformações econômicas, políticas, sociais, culturais e ambientais sofridas nas últimas décadas, provocaram novas relações entre instituições e mercados, entre organizações esociedade que aplicaram esforços conjuntos para o atendimento á objetivos compartilhados, todos eles almejando a melhoria da qualidade de vida das comunidades. A promoção do desenvolvimento local sustentável depende da defesa dos direitos sociais dos membros das mesmas. Assim, surge o termo “Responsabilidade Social”( Fernandes, 2000).
A Responsabilidade Social pode ser definida como o conjuntode obrigações inerentes á evolução de um estado ou condição mesmo não reconhecido juridicamente, mas, quando não satisfeito , constitui transgressão da norma da cultura.
Também pode ser definida como o conjunto de atividades éticas colocadas em prática por agentes sociais, cidadãos, órgãos públicos ou privados, com ou sem fins lucrativos, voltadas para o desenvolvimento sustentável da sociedade.Assim sendo, a responsabilidade social pertence ao campo da ética já que nada mais é do que postura ética de grupos ou organismos sociais. Trata-se de um processo dinâmico pois reflete o momento do meio social e envolve todos os setores da comunidade: cidadãos, comunidades, organizações públicas , organizações privadas e o terceiro setor.

1.2. DESENVOLVIMENTO
Os primeiros estudos sobre aResponsabilidade Social tiveram início nos Estados Unidos na década de 1950 e na Europa na década seguinte.
Nas décadas de 1940 e 1950, a entrada no Brasil de empresas multinacionais, assim como o acesso á informação proporcionado pelas transmissões via rádio e televisão promoveram mudanças significativas nos costumes e nas relações de trabalho. A década de 1960 caracterizou-se pelo regimepolítico ditatorial que coibiu a liberdade de expressão. Só na década de 1980 a abertura política promoveu o desenvolvimento dos sindicatos e dos movimentos sociais que trabalharam com os direitos de uma nova figura da sociedade, chamado de “consumidor”. Estas mudanças culminaram com o Código de Defesa do Consumidor e com a criação de seu órgão representativo, o Procon.
Esta responsabilidade social éinerente a toda a sociedade, seja organização Pública ou Primeiro Setor, Organização Privada ou Segundo Setor, Organizações sem fins Lucrativos ou Terceiro setor e o próprio cidadão ou consumidor. E é na Constituição Federal que se encontram as bases e diretrizes legais para a defesa social.

1.3.NORMAS TÉCNICAS
Em Novembro de 2010 foi publicada a Norma ISO 26000 de Diretrizes sobreResponsabilidade Social que se expressa com o propósito das organizações em incorporarem considerações sócio- ambientais em seus processos decisórios e se responsabilizarem pelos impactos das suas decisões e atividades na sociedade e no ambiente onde se inserem e, ainda, em atuarem ética e transparentemente.
Esta Norma foi finalizada após o trabalho durante 5 anos envolvendo um grupo de aproximadamente 450especialistas , se aplica a todo tipo de organização e não tem caráter certificatório.
A Norma aponta 7 princípios a serem seguidos, quais sejam:
* responsabilização,
* transparência,
* ética comportamental,
* respeito ás partes interessadas (stakeholders),
* respeito ao Estado de Direito,
* respeito as Normas Internacionais em vigência e
* reconhecimento e respeito...
tracking img