Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os empresários pretendem ampliar sua capacidade de domínio e direção, ajustando as políticas sociais a seus interesses particulares e criando condições necessárias à legitimação de um novoarranjo econômico, sociopolítico e institucional, com base na socialização dos valores.
A intervenção social dos empresários esta submetida à lógica dos seus interesses de classe. Por traz de suas“boas intenções”, certamente estão as compensações econômico-políticas, o exercício da “responsabilidade social coorporativa” tempera a lógica da maximização dos lucros.
As próprias empresas afirmamque existem vários motivos para que invistam recursos “no campo social”, pois se beneficiam de diversas formas. Consideram que o desenvolvimento de um programa de “responsabilidade social” além depromover a cultura da cidadania corporativa, contribui para melhorar sua imagem no mercado e na sociedade,estabelecer a fidelidade dos clientes a seus produtos e serviços, aumentar aprodutividade dos seus empregados, atrair novos investidores e obter incentivos fiscais do Estado.
A ação social do empresariado, na atualidade, não deve ser consideradas mera reposição de praticasfilantrópicas e de caridade tradicional, e sim uma estratégia articuladora de um poder dirigente capaz de promover e difundir novos valores éticos, sociais, culturais e políticos em toda a sociedade.
Aresponsabilidade social das empresas cumpre um papel ideológico funcional aos interesses do capital, contribuindo para promover a descaracterização do papel do Estado e a reversão adensa a propostade um dos direitos sociais. Mistificando e encobrindo o real, este ideário adensa a proposta de um outro padrão de intervenção nas expressões da questão social, com base nos valores de uma“cidadania genérica”, apolítica e aistórica, calcada no suposto ativismo solidário dos novos atores sociais e na valorização do privado, ou melhor, na falsa consciência da desnecessidade do...
tracking img