Responsabilidade social e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sustentabilidade

Sustentabilidade significa sobrevivência, entendida como a perenidade dos empreendimentos humanos e do planeta. O desenvolvimento sustentável implica planejar e executar ações – sejam elas de governos ou de empresas, sejam elas nacionais ou globais, – levando em conta, simultaneamente, as dimensões econômica, ambiental e social. Mercado mais sociedade mais recursos ambientais:esta é a chave para a boa governança. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.
Também pode ser definida como capacidade, de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém, isto é, é uma característicaou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência em certo nível por um determinado prazo.
Não é tarefa simples, pois exige radical mudança de mentalidade. O setor empresarial moderno tem evoluído rapidamente nesse sentido, impulsionado em grande medida pelos desejos e tendências dos consumidores, que cada vez mais recorrem aos valores da cidadania, como ética, justiça etransparência, para tomarem suas decisões de compra.
O ambiente natural tem sido modelado em seu detrimento pelo homem. A harmonia do homem com a natureza foi rompida devido ao descontrolado crescimento do mercado imobiliário e as conseqüências da densificação e expansão urbana, comprometendo o meio ambiente natural. O modelo social capitalista é um dos fatores que tem perpetuado esta situação,pois este passou a usar a natureza de maneira predatória, comprometendo os recursos naturais e gerando estruturas e resíduos que podem vir a colocar em risco à sobrevivência do ser humano, e sua existência.
Os espaços urbanos estão crescendo cada vez mais de maneira desordenada e desrespeitando as condições do meio natural para a implantação dos mesmos. A intensa densidade populacional, adesorganização urbana, a falta de integração social e principalmente a falta de integração entre a cidade e o meio ambiente natural têm resultado na degeneração e degradação de nossas cidades, bem como de todos os seus ecossistemas.
Não é possível manter a natureza intacta, pois muitas das regiões naturais e seus ecossistemas já desapareceram. Porém, outras paisagens naturais ainda estão intactas, oupodem ser recuperadas e podem ser transformadas a nosso favor, urbanizando, através do respeito com as leis ambientais. Desta maneira poderemos formar uma cidade harmônica criando um novo ambiente urbano, baseado no equilíbrio, na qualidade de vida populacional e na sustentabilidade tanto da cidade como para suas estruturas. Para que obtenha o resgate e a conservação destes bens paisagísticos épreciso primeiramente se combater o crescimento urbano descontrolado e muitas vezes ilegal e depois criar princípios de conservação e re-educação social.
Aplicações de sustentabilidade que podem ser aplicadas em ações ambientais direcionadas ao saneamento básico de um município:
-  Reciclagem de diversos tipos de materiais: reciclagem de papel, alumínio, plástico, vidro, ferro, borracha, etc.; 
-Coleta seletiva de lixo;
- Tratamento de esgotos industriais e domésticos para que não sejam jogados em rios, lagos, córregos e mares;
- Descarte de baterias de celulares e outros equipamentos eletrônicos em locais especializados. Estas baterias nunca devem ser jogadas em lixo comum;
- Geração de energia através de fontes não poluentes como, por exemplo, eólica, solar e geotérmica;
-Substituição, em supermercados e lojas, das sacolas plásticas pelas feitas de papel;
- Uso racional (sem desperdício) de recursos da natureza como, por exemplo, a água;
- Diminuição na utilização de combustíveis fósseis (gasolina, diesel), substituindo-os por bicombustíveis;
- Utilização de técnicas agrícolas que não prejudiquem o solo;
- Substituição gradual dos meios de transportes individuais por...
tracking img