Responsabilidade social e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESAFIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Planejamento Ambiental

Para o trabalho de conclusão da Disciplina “Responsabilidade Social e meio Ambiente” nos foi pedido que fizéssemos, em grupo de 05 pessoas, um relatório falando sobre a melhor forma de planejamento ambiental na área de saneamento básico de um município e através da pesquisa de certas leis ambientais e temasrelevantes ao planejamento ambiental pudéssemos conhecer as diversas formas de utilização dessas ferramentas de planejamento e compreender o mesmo e como trabalhar melhores formas de minimizar os diversos impactos ambientais inerentes ao desenvolvimento de um município.

Como a disciplina é responsabilidade social e meio ambiente achamos importante também escrever sobre algumas formas detrabalhos sócias que podem ser desenvolvidos pelo município e como tais atividades afetam os munícipes e como, através da responsabilidade social e o desenvolvimento da cidadania e a transmissão de conhecimentos de diversas áreas, como na área da saúde, por exemplo, podemos criar cidadãos plenos sejam em suas relações interpessoais e como o ambiente em que vivem como o meio ambiente que o circunda.Como 04 dos 05 integrantes do nosso grupo de estudo moram em Tremembé, achamos interessante escrever sobre as dificuldades e ações que nosso município dispõe para lidar com esses aspectos citados no parágrafo anterior.

A cidade da Estância Turística de Tremembé foi fundada em 1660 tendo sua emancipação política em 26 de novembro de 1896 tendo então o título de município. Ela se encontra noVale do Paraíba, rica região entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, a 133 km de São Paulo e 309 km do Rio de Janeiro, próximo da BR116, a rodovia Dutra. É uma cidade privilegiada, pois é situada no eixo Rio-SP, vizinha de cidades como Taubaté, Pindamonhangaba, entre outras, e localizada bem próximo de cidades consideradas polos turísticos, como Campos do Jordão - conhecida como Suíçabrasileira - e Santo Antonio do Pinhal, cujo fluxo de turistas de todo o país, acarreta uma maior visitação e, conseqüentemente, um maior prestígio ao município.

No âmbito e sustentabilidade e planejamento ambiental nosso município tem sérias dificuldades seja no âmbito de como lidar com os resíduos sólidos ou não e como dispor de tais resíduos. Primeiramente Tremembé não tem um sistemaintegrado e funcional de coleta de lixo reciclável, por exemplo, a coleta separada de resíduos orgânicos e matérias recicláveis como, vidros, metais e papéis. Apesar de disponibilizar em certos ambientes públicos, como escolas e algumas praças as lixeiras destinadas a tais fins, não dispõe de uma política sólida sobre o assunto, faltando em muitos ambientes públicos tais lixeiras como nas praças daBasílica do Senhor Bom Jesus e da Praça Grealdo Costa, ambas praças muito visitadas pelos cidadãos e palcos de grande eventos que ocorrem periodicamente na cidade.

Não existe também uma conscientização da população e um trabalho efetivo de educação para com os cidadãos à respeito do assunto reciclagem e que ensinem que fazer tal separação do lixo é altamente recomendável ou mesmo adisponibilização, por parte de prefeitura , que tais atitudes possam ser feitas pelos munícipes , pois não é disposto à cidade caminhos específicos para tal coleta ou mesmo treinamento do pessoal da limpeza urbana.

Geralmente tal coleta seletiva só é feita por cidadãos que usam a coleta como forma de ganhar a vida, ficando inteiramente responsáveis pela coleta seletiva desses materiais não tendo areal consciência e benefícios que uma coleta efetivamente seletiva pode trazer para a cidade e sociedade em que vivem. Há também um grande problema quanto ao depósito de lixo urbano da cidade que, mais uma vez não esta adaptado para o recebimento de uma coleta seletiva e que inclusive passa por dificuldades. Além de receber todo o lixo produzido pela cidade, também recebe o lixo de cidades...
tracking img