Responsabilidade social e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Santa Bárbara d’Oeste
2010
1 – SUSTENTABILIDADE
2 – POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
3 – SANEAMENTO AMBIENTAL
4 – PLANEJAMENTO AMBIENTAL
1 – Sustentabilidade
1.1 - O Desenvolvimento e a Sustentabilidade Municipal
Inicialmente falarei sobre desenvolvimento, o conceito de crescimento, e apresentarei alguns apontamentossobre os indicadores que têm sido utilizados para medi-lo, para então abordar o conceito de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável.
Comentarei, então, alguns aspectos relativos à inserção da sociedade civil organizada na gestão pública, particularmente na municipal. Para isso mostrarei alguns exemplos já testados em outras administrações. Finalmente, tentar visualizar soluções que possamservir de orientação para a transição deste para outro modelo de administração municipal.
O planejamento dos municípios pode e deve ser um instrumento do desenvolvimento político e da sustentabilidade na esfera local.
1.2 - CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
A forma mais conhecida de se medir o crescimento econômico de um país é medir o crescimento de seu Produto Interno Bruto - PIB.
Estudiososressaltam sobre a importância fundamental do crescimento, mas deixa bem claro que crescimento é apenas um meio para se atingir maior bem-estar para a população. Já desenvolvimento implica em aumento de qualidade que só é possível através da produção, que se alimenta de interações, informação e investimentos.
Pesquisas sobre qualidade ambiental e desenvolvimento encontram o desafio constante de lidarcom a natureza e a carência de informações sistematizadas.
Uma sociedade só poderá ser chamada de desenvolvida quando os níveis de educação, saúde e participação política da população permitir maiores oportunidades econômicas, pois quanto mais o indivíduo valoriza a vida que tem melhor estará.
A economia demonstra que há uma relação direta entre o nível de investimentos (formação bruta decapital fixo - FBKF) de um país e o ritmo de crescimento de seu PIB.
Pode-se entender essa relação matemática de forma intuitiva: é só com o aumento da capacidade produtiva através do aumento de fábricas, mais geração de energia, mais empregos, melhor capacitação das pessoas que se consegue obter um aumento sustentável na renda de um país. Quando a capacidade produtiva de um país está sendosubutilizada, pode-se obter através de medidas governamentais de estímulo por curtos períodos de tempo, um crescimento causado por uma melhor utilização da capacidade produtiva já existente. Mas esse crescimento de curto prazo não permanece se não for acompanhado, simultaneamente, por novos investimentos na produção. É nesse ponto que entra a iniciativa privada, quanto mais investimentos as empresas fizerammais desenvolvidos nos tornaremos em contrapartida o município cresce, a empresa cresce e assim todos ganham. Dessa maneira poderemos então dizer que estamos não só crescendo como nos desenvolvendo também.
1.3 - O QUE DEVEMOS AVALIAR
Acreditávamos poder medir o desenvolvimento de uma sociedade pelo nível da produção e do consumo de bens e serviços, por meio de indicadores como o Produto InternoBruto nacional. Foi com base no PIB per capita que os países foram classificados em desenvolvidos ou não, pela ONU.
Segundo Rattner (5), a taxa do PIB oculta tanto condições críticas de vida humana como dos ecossistemas naturais.
O PIB de fato mostra as taxas do Produto Interno Bruto do país, mas ao mesmo tempo oculta a pobreza em que vive a maior parte da população. O IBGE de fato vai às casassaber quantas pessoas lá residem, mas eles não sabem quantos moram nas ruas, que mais uma vez ficam excluídos da sociedade.
A violência nas grandes cidades faz com que a indústria de seguradoras fature bilhões. Essa violência atua como estimulantes dos negócios das seguradoras.
Atualmente, por reconhecimento da insuficiência dos parâmetros econômicos para avaliar o desenvolvimento dos países,...
tracking img