Responsabilidade social e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPETÊNCIA E HABILIDADES
DESAFIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE










RESUMO







Pesquisa sobre as Competências e Habilidades em responsabilidade social e meio ambiente, objetivando identificar as tecnologias associadas à melhoria da qualidade de vida, através da sustentabilidade e sua aplicação no planejamento ambiental, conhecendo a legislação ambientalbrasileira que a rege, analisando a importância dos sistemas de saneamento ambiental e sua interação, conhecendo o processo e as ferramentas utilizadas no planejamento ambiental de um município.













ETAPA nº 1

SUSTENTABILIDADE E SUA APLICAÇÃO NO PLANEJAMENTO AMBIENTAL

Define-se por Desenvolvimento Sustentável um modelo econômico, político, social, cultural e ambientalequilibrado, que satisfaça as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades. Esta concepção começa a se formar e difundir junto com o questionamento do estilo de desenvolvimento adotado, quando se constata que este é ecologicamente predatório na utilização dos recursos naturais, socialmente perverso com geração depobreza e extrema desigualdade social, politicamente injusto com concentração e abuso de poder, culturalmente alienado em relação aos seus próprios valores e eticamente censurável no respeito aos direitos humanos e aos das demais espécies.
O conceito de desenvolvimento sustentável vem sendo construído desde 1971, com o Painel de Founex, quando surgiu o conceito de eco desenvolvimento, passando, em1981, pela Estratégia Mundial de Conservação e pela Comissão Mundial Independente sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1987, que o definiu como: “aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem as suas”. Vários outros conceitos foram propostos, mas todos em sua essência contemplam a idéia de atender as próprias necessidades semprejuízos às gerações futuras. Percebe-se, assim, que a definição de desenvolvimento sustentável envolve mudanças fundamentais na forma de pensar, viver, produzir e consumir.
Atualmente, tem sido observada a tendência de mudança de paradigmas associados aos recursos limitados, indicando uma transição clara para o desenvolvimento sustentável. Nestes termos, a sustentabilidade envolve os seguintesaspectos:
- Harmonia com a natureza;
- Reconhecimento do valor intrínseco dos serviços prestados pelo ecossistema;
- Objetivos materiais a serviço de metas maiores de auto-realização;
- Princípio da precaução;
- Reconhecimento dos recursos limitados do planeta (redução e reciclagem de recursos);
- Respeito ao bem-estar social.
No agronegócio verifica-se uma preocupação crescente com asustentabilidade das cadeias produtivas, que passou, inclusive, a ser considerada parte do desenvolvimento estratégico nacional. Para uma maior adesão do setor produtivo, faz-se necessário, além da conscientização dos benefícios a longo prazo, também o diálogo aberto entre o governo e a sociedade, de forma a transmitir e solidificar a credibilidade da imagem brasileira.
Este trabalho procuramostrar as diferentes abordagens e concepções que são trabalhadas as Microbacias Hidrográficas como unidades de recorte espacial para o planejamento, manejo e gestão ambiental. Para tanto procura conceituar os termos envolvidos em sua análise, para melhorar a compreensão da dinâmica conexão natureza x sociedade. Procura também indicar a aplicação de uma Matriz de Impacto Ambiental na MicrobaciaHidrográfica, planejamento e gestão ambiental.
O ambiente urbano, entendido como uma organização social complexa regida pela incerteza e pela possibilidade – construída, pelo conjunto de relações que se estabelecem entre suas partes – não se restringe apenas às relações entre suas medidas e seus materiais. Como ele não vale por si próprio, seu valor ou significado surge em função das relações que...
tracking img